Jucuruçu: No último domingo, dia 13 de março, às 15h, foi inaugurada a Escola Municipal Pedro Antonio da Silva, com duas salas de aula, cantina, secretaria, dois banheiros com água encanada, varanda, área externa espaçosa e rampa para portadores de necessidades especiais. A escola fica na região de Jonas, a 18 Km da cidade de Jucuruçu.
O prefeito Manoel Loyola disse que a prefeitura municipal realizou um sonho da comunidade, já que por mais de 10 anos os alunos estudavam em um pequeno casebre que molhava, sem banheiro e sem água encanada. Loyola pediu que a comunidade cuidasse da escola e prometeu retornar ao local em breve para inauguração de um posto de saúde.
O morador Jonas falou que há mais de 10 anos os ex-prefeitos vinham prometendo e nunca fizeram a escola. “Eu queria que fossem os filhos deles estudando num casebre molhando e cheirando mal. Queremos agradecer ao prefeito Manoel Loyola e posso garantir que vamos
cuidar dessa escola como se a mesma fosse parte de nossas casas”, disse
A professora Ivone, que trabalha na comunidade, contou que já sofreu muito dando aula às crianças no casebre que servia de escola, molhava muito.
“Muitas vezes sentia pena das crianças. Os prefeitos que por aqui passaram sabiam dessa realidade e nunca fizeram, só prometiam. Obrigado Loyola e agora meus alunos vão estudar com amor e sempre se lembrar de você, principalmente quando chover, porque eles não vão estudar mais naquele local, convivendo com livros e cadernos molhados”, relatou.
Estiveram presentes durante a inauguração os vereadores Jairo, Vévei, Paulinho, Mizin, Ruca, Ivonete, Messias e Ireudes, que ainda não tinham visto a escola totalmente construída e quando viram, falaram que a mesma é uma das melhores do interior do município.
A primeira-dama Maria Nilza, que já esteve na localidade distribuindo donativos dias atrás para beneficiários do Programa Bolsa Família, falou que os pais e alunos da localidade mereciam a escola e reforçou o projeto da construção do Posto de Saúde (PSF), que deve começar em breve.
“Fico contente ao inaugurar um novo espaço para a educação, sobretudo, numa comunidade importante do município, onde os alunos não tinham sequer um sanitário digno para fazer suas necessidades fisiológicas. Além da escola ser ampla, usamos materiais de qualidade”, comentou Loyola.
Por Ronildo Brito