Teixeira de Freitas: Lutadores de Jiu Jitsu de Teixeira de Freitas foram participar, durante este mês de setembro, do Campeonato Brasileiro de Interclubes, organizado pela Liga Brasileira de Jiu Jitsu, em sua 25ª edição. O grupo de atletas do Black Belt era composto por quatro competidores: André Adelino, Vini Saboia, Douglas Almeida e Marcos Túlio, sendo que esses dois últimos conseguiram trazer medalhas para Teixeira.
Douglas Almeida Bonatto, de 30 anos, foi medalhista de ouro na categoria até 70 kg. Ele fez duas lutas com atletas de Minas Gerais. Segundo ele, foram duas lutas difíceis, sendo que a primeira ele conseguiu finalizar antes de dois minutos e a segunda ele conseguiu finalização após uma luta bastante equilibrada com o outro concorrente. O atleta Douglas tem dez anos que vem treinando duro nesta modalidade de luta marcial.
Marcos Túlio da Silva, de 37 anos, foi medalhista de prata na categoria até 64 kg [Master 2] (que é de 35 a 40 anos). Ele lutou somente com um atleta de Brasília. Marcos disputa desde 1995 e tem no currículo três vitórias no Campeonato Brasileiro de Interclubes e por quatro vezes ficou em segundo, e três vezes em terceiro. Foi campeão Pan Americano, campeão e vice campeão da Copa do Mundo.
Atualmente, Marcos é professor e treina de três a quatro vezes por semana. E em novembro irá participar do Pan Americano. Hoje o que ele e os demais atletas precisam é de patrocínio, tanto para competir mais, quanto para conseguirem montar grupos de projetos sociais para trazer jovens e crianças para o esporte.
Marcos explicou que aproximadamente 1100 pessoas de todo o país participaram desse campeonato. “É um campeonato que é bem organizado pela Liga Brasileira de Jiu Jitsu, seu presidente tem uma faixa vermelha nove graus, que é a maior graduação do Jiu Jitsu no mundo”, explicou.
Por: Petrina Nunes/Liberdadenews