E se pudéssemos fazer a árvore genealógica de toda a vida na Terra?

Imagine que essa árvore seja grande o suficiente para que consigamos identificar o momento em que todas as espécies que hoje habitam o planeta - animais, plantas, bactérias - se originaram.

Essa viagem de retrospectiva teria quase 4 bilhões de anos. Na primeira linha, ela mostraria LUCA, o "parente" mais distante de todos os seres que hoje encontramos na Terra.

Quando a Terra se formou, há cerca de 4,6 bilhões, de anos não havia vida - ela apareceu alguns milhões de anos depois, na água.

LUCA não foi a primeira forma de vida que surgiu no planeta, mas aquela a partir da qual se desenvolveram os organismos que hoje conhecemos.

O nome vem da sigla em inglês Last Universal Common Ancestor, que se traduz como Último Ancestral Comum Universal e vem de um conceito que aparecia já na teoria da evolução de Darwin.

Água quente

LUCA não faz referência a um exemplar específico, mas a um tipo de organismo unicelular que evoluiu por milhões de anos.

Todos os seres vivos compartilham um código que traduz a informação contida no material genético - no DNA e no RNA - para viabilizar a produção dos aminoácidos que vão dar origem às proteínas - e, em última instância, à vida.

O mesmo aminoácido será formado pela mesma sequência de bases nitrogenadas, ainda que ele esteja presente em animais diferentes. É assim que, de alguma forma, todos compartilhamos um pouco de LUCA.

Ainda que não haja evidências físicas - como fósseis - desses organismos, estima-se, pelas características do planeta naquela etapa primitiva de desenvolvimento, que eles viviam em lagos geotérmicos nos quais a temperatura podia superar os 90ºC.

O habitat seria similar às fontes hidrotermais que existem no fundo dos oceanos, que são fissuras na crosta a partir das quais emerge fluido geotermal do interior da Terra.

Ou não tão quente

Um estudo recente, contudo, aponta que o ambiente em que LUCA vivia não seria aquele que os cientistas pensavam até então - mas um local bem mais "fresco".

Um grupo do Instituto Pasteur, na França, realizou análises genéticas e evolutivas que os levaram a concluir que nosso antepassado possivelmente não vivia em águas tão quentes.

Os pesquisadores avaliaram sequências de uma proteína chamada girase reversa, que está presente nos organismos capazes de suportar altas temperaturas.

As análises dos cientistas apontam que essa proteína não estava presente no LUCA e, por isso, dificilmente ele seria capaz de viver em ambientes extremamente quentes.

"A mera ausência (desta proteína) nos permite deduzir informações acerca da temperatura ótima para o crescimento de organismos extintos há muito tempo, tão antigos quanto o LUCA", diz um dos pesquisadores no estudo.

A Ciência continua buscando evidências concretas do LUCA no planeta - mas, se essa pesquisa estiver correta, há décadas estivemos procurando no lugar errado.

Fonte: BBC News

UFC 300: horário, onde assistir ao vivo e o card completo com Alex

O mundo das artes marciais mistas (MMA) está em polvorosa com a proximidade do tão aguardado UFC 300, que promete ser um marco na história do

Flamengo conquista 38º título carioca e abre distância histórica

O Flamengo está novamente no topo do futebol carioca. Após uma emocionante disputa no Maracanã neste domingo, o Rubro-Negro

Como e onde jogar pôquer online com dinheiro real

Jogar pôquer hoje em dia é uma possibilidade acessível. Em qualquer lugar do mundo, você pode fazer sua aposta em pôquer online com dinheiro

A adrenalina dos jogos de crash: como FortuneTiger redefine a

Mergulhar de cabeça nos jogos de crash é como desbravar uma montanha-russa digital – seu coração dispara a cada curva ascendente do

eSports: de atividade de lazer a opção de carreira

Os eSports, ou esportes eletrônicos, tiveram um crescimento surpreendente na última década. Confira como a modalidade pode transformar a paixão

Organizações de eSports no Brasil: Top 5 mais populares hoje

As organizações de eSports tem se tornado uma verdadeira febre entre o público brasileiro. Com times competindo em diferentes jogos eletrônicos,

Endrick marca de novo, e Brasil vence a Colômbia no pré-olímpico

O Brasil venceu a Colômbia por 2 a 0 na noite desta sexta-feira (26), pelo torneio pré-olímpico, disputado na Venezuela. A competição define

Com gols de Jean Lucas e Everaldo, Bahia vence o Bahia de Feira e

Com sete mudanças em relação ao time titular que venceu o Jacobina na última quarta-feira, o Bahia bateu o Bahia de Feira, por 2  a 0, neste

Osvaldo decide, Vitória vence o Bahia de Feira e segue 100%

O primeiro jogo do Vitória no Barradão em 2024 fez o torcedor lembrar do ano passado. Na última partida em casa de 2023, o Rubro-Negro venceu o

Bahia oficializa chegada do meio-campista Caio Alexandre

Acabou a novela. Após semanas de negociações e imbróglios, Caio Alexandre segue defendendo um time vermelho, azul e branco, mas com um toque de

Nossos Apoiadores: