O zagueiro Lúcio, de 41 anos, pentacampeão com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002, anunciou nesta quarta-feira, 29, a sua aposentadoria do futebol. O anúncio foi feito na edição gaúcha do Globo Esporte, na RBS TV. Ele foi o último jogador da campanha do título mundial de 2002 que ainda estava em atividade.
"Hoje eu encerro minha carreira como atleta profissional de futebol. Com muito orgulho, muita gratidão a Deus, gratidão ao Brasil, ao Rio Grande do Sul, à minha família, a todos que direta ou indiretamente me apoiaram durante esse tempo. Agora é poder estar um pouco mais com a família e, com certeza, se preparando também para novos desafios dentro do futebol ainda", disse o agora ex-jogador.
O último clube da carreira de Lúcio foi o Brasiliense, que defendeu em 2018 e 2019. Na carreira, o defensor passou por grandes clubes como Internacional, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Inter de Milão, Juventus, São Paulo e Palmeiras. O zagueiro também é o quarto jogador com mais jogos pela Seleção Brasileira. Ao todo, Lúcio entrou em campo 105 vezes com a "amarelinha". Ele só tem menos partidas que Cafu, Roberto Carlooos e Daniel Alves.
Lúcio começou a ganhar projeção na carreira ao ganhar a Copa São Paulo de Futebol Júnior com o Internacional em 1998. Ele foi chamado para defender a Seleção Brasileira nos jogos olímpicos de 2000. O zagueiro disputou as Copas do Mundo de 2002, 2006 e 2010.
Fonte: Atarde