A Fifa comunicou nesta sexta-feira (15/5) que vai anunciar em 25 de junho qual será o país escolhido para receber a próxima Copa do Mundo de Futebol feminino, em 2023. O Brasil está na disputa e pode sediar a competição pela primeira vez na história.

Depois do sucesso da Copa Feminina da França-2019, porém, a concorrência é forte. O Brasil disputa com Colômbia, Japão e a candidatura dupla de Austrália e Nova Zelândia. No início do processo, nove países demonstraram interesse.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou a candidatura do Brasil em dezembro de 2019. A aposta da entidade sempre foi nas experiências bem sucedidas das competições masculinas da Copa do Mundo de 2014 e do Mundial Sub-17 de 2019s. E a candidatura brasileira caminhava bem até o surgimento da pandemia no novo coronavírus.

Continua depois da publicidade

Internacionalmente, o governo brasileiro vem sofrendo duras críticas pela forma como vem lidando com a pandemia. O Brasil já está entre os país com mais casos confirmados de covid-19 e com uma crescente de vítimas fatais da doença preocupante. Mesmo com esse cenário, o presidente da república, Jair Bolsonaro, não dá sinais de que dará o braço a torcer para alinhar o país às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em caminho contrário à maioria dos demais países do mundo, Bolsonaro minimiza o vírus e prioriza a economia antes da saúde e das evidências científicas. O agitado cenário político nos últimos dois meses, com troca de três ministros durante a pandemia, gera incertezas e mancha ainda mais a imagem do Brasil mundo afora. O que pode respingar na escolha da próxima sede do Mundial feminino.

Votação virtual na Fifa por causa da pandemia

O comunicado da próxima sede do Mundial será feito pela FIFA em reunião online. O Conselho da entidade fará uma votação aberta para escolher o anfitrião. Em 2023, será a primeira vez na história que a Copa feminina contará com 32 seleções na disputa, seguindo o modelo atual do Mundial masculino. O último teve 24 equipes.

Se o Brasil ganhar a candidatura, as cidades que receberão jogos são: Brasília, Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Segundo a Arena BSB, a capital federal pode receber até nove partidas da competição.

A última edição da Copa do Mundo feminina da Fifa foi realizada na França, entre junho e julho de 2019, e contou com cerca de 1,1 bilhão de espectadores no mundo inteiro.

Fonte: Correio Braziliense

Em Salvador, Brasil empata com o Uruguai e cai para o 5° lugar das

A Seleção Brasileira veio a Salvador para enfrentar o Uruguai em partida válida pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Campeão da Libertadores ficará com a última vaga do Supermundial

O Supermundial de Clubes da FIFA irá atrair todos os olhares dos fãs de futebol. A competição, programada para acontecer entre 15 de junho e 13

Lenda do boxe brasileiro, Maguila morre aos 66 anos

Nesta quinta-feira (24), em São Paulo, morreu, aos 66 anos, José Adilson Rodrigues do Santos, mais conhecido como Maguila, ex-lutador de boxe.

Vitória tem alto aproveitamento com Raúl Cáceres no time titular;

Titular nas últimas seis partidas do Vitória na Série A, o lateral-direito uruguaio Raúl Cáceres assumiu a posição após a lesão de Willean

Morre Denílson, o 'Rei Zulu', ex-Vitória e ídolo do Fluminense

O Brasil perdeu mais uma de suas figuras emblemáticas do futebol nesta semana. Morreu na noite da última terça-feira (1º) o volante Denílson

"Brasil no fundo do poço": imprensa internacional repercute derrota

A derrota do Brasil para o Paraguai nas eliminatórias para a Copa do Mundo provocou uma onda de repercussões na imprensa estrangeira. O tom geral

Seleção de Itamaraju fracassa e dá “adeus” ao Intermunicipal

A Seleção de Itamaraju se despediu prematuramente do Campeonato Intermunicipal, após ser derrotada neste domingo (08) por 2×0 para Potiraguá.

As últimas tendências no mundo dos jogos de azar

O setor de apostas está em constante evolução, trazendo inovações e novas experiências para os jogadores. Jogos Fortune Ox são um excelente

É PRATA! Isaquias Queiroz garante medalha na canoagem velocidade

É da Bahia! É de Isaquias Queiroz! O baiano de Ubaitaba conquistou a medalha de prata na final da canoagem velocidade, categoria C1M1000,

O Brasil tem chances reais de vencer a Copa América?

Só pelo talento, o Brasil é candidato a vencer a Copa América de 2024. No entanto, mesmo que tenha sido campeão por cinco vezes na Copa do Mundo

Mucuri novembro azul