A Liga dos Campeões retorna neste fim de semana após cinco meses de interrupção devido à pandemia de coronavírus, que teve como efeito uma mudança na forma de disputa e no regulamento do maior torneio interclubes do mundo.

Na próxima sexta-feira e sábado, 7 e 8, os quatro últimos jogos de volta das oitavas-de-final serão disputados de uma forma completamente diferente do previsto no início da competição.

Os estádios são mantidos

Enquanto os confrontos das quartas de final serão disputados em jogo único em campo neutro em Lisboa (Portugal), de 12 a 23 de agosto, as partidas pendentes das oitavas terão como palco os estádios das equipes mandantes, conforme o agendado desde o início.

Portanto, mantém-se a regra de que, em caso de empate, o gol fora de casa vale o dobro, regra que poderia ter um papel importante na disputa entre Juventus e Lyon na sexta-feira, depois que os franceses venceram por 1 a 0 na França.

A decisão de realizar esses jogos nos estádios inicialmente planejados gerou debate para o encontro entre Barcelona e Napoli, marcado para sábado, já que a Catalunha está atualmente experimentando um aumento significativo nos novos casos da COVID-19.

O presidente do clube italiano, Aurelio De Laurentiis, expressou seu desejo de jogar em Lisboa e não em Barcelona.

Sem a presença de público

Forçados pela crise da saúde, os clubes mandantes das partidas não poderão contar com o apoio de suas torcidas, pois os jogos serão a portas fechadas.

"O Comitê Executivo da Uefa considerou prudente tomar a decisão de disputar as partidas da Uefa a portas fechadas até novo aviso", afirmou a instituição no início de julho.

Esta medida restritiva foi adotada após algumas acusações de que o encontro pelas oitavas de final entre Valência e Atalanta, no final de fevereiro, acelerou a disseminação do vírus na cidade italiana, uma das mais afetadas pela pandemia no país.

Antes da interrupção da competição, alguns clubes tiveram que entrar em campo pelas oitavas sem a companhia de seus torcedores. Foi o caso do próprio Valencia e do PSG, cujos torcedores se reuniram em torno do estádio Parc des Princes durante o confronto contra o Borussia Dortmund.

5 substituições, 6 em caso de prorrogação

É a principal modificação das regras nesta Liga dos Campeões pós-coronavírus.

"Cinco substituições serão autorizadas em todos os jogos restantes da temporada 2019-2020, de acordo com emendas temporárias às Leis do Jogo", anunciou a Uefa.

Anteriormente, os treinadores só podiam fazer três alterações em um jogo, mais uma quarta na prorrogação. Mas o International Board (IFAB), órgão que estabelece as regras do futebol, autorizou o aumento para cinco em resposta ao acúmulo de jogos na retomada do futebol e para preservar a saúde dos jogadores.

No caso de uma prorrogação, uma sexta substituição pode ser feita.

Além disso, 23 jogadores podem ser relacionados para os confrontos em vez dos 18 anteriores, uma regra que já estava em vigor antes da ação do coronavírus.

Inscrição de novos jogadores

As equipes classificadas conseguiram registrar para as quartas jogadores que foram contratados ao longo desta temporada, mas que não foram inscritos no início do torneio continental.

"As equipes serão autorizadas a inscrever três novos jogadores em sua lista A até o final da temporada 2019-2020, desde que esses jogadores já estejam registrados pelo clube no último período de inscrição, ou seja, 3 Fevereiro de 2020", anunciou a Uefa em junho.

Essa determinação impede que contratações mais recentes, como Timo Werner, que estava no início da Liga dos Campeões no seu antigo time, o RB Leipzig, atue pelo Chelsea, que enfrenta o Bayern de Munique no sábado.

Fonte: AFP

Fluminense goleia Coritiba e encosta no G4

Tricolor espanta má fase e aproveita fragilidade do adversário Em noite de estreia de terceiro uniforme, o Fluminense espantou a má fase,

Flamengo vence Grêmio e encosta no G8 do Brasileirão Feminino

Mesmo com boa atuação da goleira Raíssa, Rafa Barros comanda vitória Com dois bonitos gols de Rafa Barros, o Flamengo derrotou o Grêmio por 2

"Estamos pecando em momentos cruciais", lamenta Mano após derrota

Nem mesmo a pausa de 10 dias no calendário foi o suficiente para o retorno das vitórias no Bahia. Mostrando uma considerável evolução, o

Após imbróglio judicial, Palmeiras e Flamengo empatam em 1 a 1

Decisão do TST autorizando o jogo saiu a 10 minutos do início do duelo Após uma batalha jurídica que teve início na sexta-feira (25) e só

Vitória vence Oeste de virada no Barradão

O Vitória deu um susto no torcedor, mas contou com tarde inspirada de Léo Ceará e venceu o Oeste por 3 a 1, neste sábado, 26, no Barradão. O

Bahia perde a quarta seguida e segue no Z-4

Três jogos e três derrotas. Esse é o cartel inicial de Mano Menezes no comando do Bahia. O tropeço mais recente aconteceu neste sábado, 26,

Surto de covid-19 no Flamengo deixa Sindicato de Atletas em alerta

Entidade paulista vê risco à vida se jogo com Palmeiras for disputado O Sindicato de Atletas de São Paulo (Sapesp) aguarda um parecer do

Bayern de Munique conquista Supercopa da Europa

Equipe alemã derrotou Sevilla por 2 a 1 O Bayern de Munique (Alemanha) conquistou a Supercopa da Europa nesta quinta (24) após derrotar o

Mega-Sena sorteia nesta quarta prêmio de R$ 43 milhões

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira, 23, o prêmio acumulado de R$ 43 milhões. As seis dezenas do concurso 2.302 serão sorteadas a partir das

Dupla Ba-Vi estreia no Brasileirão Sub-20 nesta quarta-feira

Com a presença da dupla Ba-Vi, o Campeonato Brasileiro Sub-20 será iniciado nesta quarta-feira, 23. Com vinte equipes, assim como a competição

Nossos Apoiadores: