A Liga dos Campeões retorna neste fim de semana após cinco meses de interrupção devido à pandemia de coronavírus, que teve como efeito uma mudança na forma de disputa e no regulamento do maior torneio interclubes do mundo.

Na próxima sexta-feira e sábado, 7 e 8, os quatro últimos jogos de volta das oitavas-de-final serão disputados de uma forma completamente diferente do previsto no início da competição.

Os estádios são mantidos

Enquanto os confrontos das quartas de final serão disputados em jogo único em campo neutro em Lisboa (Portugal), de 12 a 23 de agosto, as partidas pendentes das oitavas terão como palco os estádios das equipes mandantes, conforme o agendado desde o início.

Portanto, mantém-se a regra de que, em caso de empate, o gol fora de casa vale o dobro, regra que poderia ter um papel importante na disputa entre Juventus e Lyon na sexta-feira, depois que os franceses venceram por 1 a 0 na França.

A decisão de realizar esses jogos nos estádios inicialmente planejados gerou debate para o encontro entre Barcelona e Napoli, marcado para sábado, já que a Catalunha está atualmente experimentando um aumento significativo nos novos casos da COVID-19.

O presidente do clube italiano, Aurelio De Laurentiis, expressou seu desejo de jogar em Lisboa e não em Barcelona.

Sem a presença de público

Forçados pela crise da saúde, os clubes mandantes das partidas não poderão contar com o apoio de suas torcidas, pois os jogos serão a portas fechadas.

"O Comitê Executivo da Uefa considerou prudente tomar a decisão de disputar as partidas da Uefa a portas fechadas até novo aviso", afirmou a instituição no início de julho.

Esta medida restritiva foi adotada após algumas acusações de que o encontro pelas oitavas de final entre Valência e Atalanta, no final de fevereiro, acelerou a disseminação do vírus na cidade italiana, uma das mais afetadas pela pandemia no país.

Antes da interrupção da competição, alguns clubes tiveram que entrar em campo pelas oitavas sem a companhia de seus torcedores. Foi o caso do próprio Valencia e do PSG, cujos torcedores se reuniram em torno do estádio Parc des Princes durante o confronto contra o Borussia Dortmund.

5 substituições, 6 em caso de prorrogação

É a principal modificação das regras nesta Liga dos Campeões pós-coronavírus.

"Cinco substituições serão autorizadas em todos os jogos restantes da temporada 2019-2020, de acordo com emendas temporárias às Leis do Jogo", anunciou a Uefa.

Anteriormente, os treinadores só podiam fazer três alterações em um jogo, mais uma quarta na prorrogação. Mas o International Board (IFAB), órgão que estabelece as regras do futebol, autorizou o aumento para cinco em resposta ao acúmulo de jogos na retomada do futebol e para preservar a saúde dos jogadores.

No caso de uma prorrogação, uma sexta substituição pode ser feita.

Além disso, 23 jogadores podem ser relacionados para os confrontos em vez dos 18 anteriores, uma regra que já estava em vigor antes da ação do coronavírus.

Inscrição de novos jogadores

As equipes classificadas conseguiram registrar para as quartas jogadores que foram contratados ao longo desta temporada, mas que não foram inscritos no início do torneio continental.

"As equipes serão autorizadas a inscrever três novos jogadores em sua lista A até o final da temporada 2019-2020, desde que esses jogadores já estejam registrados pelo clube no último período de inscrição, ou seja, 3 Fevereiro de 2020", anunciou a Uefa em junho.

Essa determinação impede que contratações mais recentes, como Timo Werner, que estava no início da Liga dos Campeões no seu antigo time, o RB Leipzig, atue pelo Chelsea, que enfrenta o Bayern de Munique no sábado.

Fonte: AFP

UFC 300: horário, onde assistir ao vivo e o card completo com Alex

O mundo das artes marciais mistas (MMA) está em polvorosa com a proximidade do tão aguardado UFC 300, que promete ser um marco na história do

Flamengo conquista 38º título carioca e abre distância histórica

O Flamengo está novamente no topo do futebol carioca. Após uma emocionante disputa no Maracanã neste domingo, o Rubro-Negro

Como e onde jogar pôquer online com dinheiro real

Jogar pôquer hoje em dia é uma possibilidade acessível. Em qualquer lugar do mundo, você pode fazer sua aposta em pôquer online com dinheiro

A adrenalina dos jogos de crash: como FortuneTiger redefine a

Mergulhar de cabeça nos jogos de crash é como desbravar uma montanha-russa digital – seu coração dispara a cada curva ascendente do

eSports: de atividade de lazer a opção de carreira

Os eSports, ou esportes eletrônicos, tiveram um crescimento surpreendente na última década. Confira como a modalidade pode transformar a paixão

Organizações de eSports no Brasil: Top 5 mais populares hoje

As organizações de eSports tem se tornado uma verdadeira febre entre o público brasileiro. Com times competindo em diferentes jogos eletrônicos,

Endrick marca de novo, e Brasil vence a Colômbia no pré-olímpico

O Brasil venceu a Colômbia por 2 a 0 na noite desta sexta-feira (26), pelo torneio pré-olímpico, disputado na Venezuela. A competição define

Com gols de Jean Lucas e Everaldo, Bahia vence o Bahia de Feira e

Com sete mudanças em relação ao time titular que venceu o Jacobina na última quarta-feira, o Bahia bateu o Bahia de Feira, por 2  a 0, neste

Osvaldo decide, Vitória vence o Bahia de Feira e segue 100%

O primeiro jogo do Vitória no Barradão em 2024 fez o torcedor lembrar do ano passado. Na última partida em casa de 2023, o Rubro-Negro venceu o

Bahia oficializa chegada do meio-campista Caio Alexandre

Acabou a novela. Após semanas de negociações e imbróglios, Caio Alexandre segue defendendo um time vermelho, azul e branco, mas com um toque de

Nossos Apoiadores: