Começou na manhã desta quarta-feira (11) e segue até o próximo sábado (14), no ginásio Antônio Imbassahy, a etapa de Teixeira de Freitas dos Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia, edição 2013. É esperada a participação de cerca de 2000 mil alunos das escolas da rede pública estadual e municipal de Teixeira de Freitas. Os jogos serão disputados em oito modalidades (Futsal, futebol, handebol, vôlei, basquete, atletismo, tênis de mesa e xadrez), nas categorias A (nascidos entre 1995 a 1998) e categoria B (nascidos a partir de 1999), nos gêneros masculino e feminino.
A realização dos jogos é fruto de uma parceria firmada entre o município de Teixeira de Freitas e Estado, através da a Secretaria de Esportes e a DIREC 09, o que viabilizou a realização desta etapa dos jogos, quanto da etapa final que será disputadas entre os municípios abrangidos pela DIREC 09 (Teixeira de Freitas, Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itanhém, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Vereda), com cerca de 44 escolas participantes.
Segundo Orlando Berbel Garcia Filho Coordenador do JERP, o objetivo dos jogos é trabalhar o esporte educacional, onde mais que a vitória, há uma ênfase na participação. Para isso, há regras específicas em seu regulamento e na sua execução, como por exemplo, um quantitativo mínimo de inscritos por modalidade, sendo que todos tem que jogar pelo menos por um período da partida.
Não é permitido um aluno participar de mais de uma modalidade coletiva, a fim de que tenhamos uma maior participação de alunos; a tabela dos jogos foi feita para que cada equipe jogue no mínimo duas vezes evitando a eliminatória simples; o primeiro critério de desempate num jogo será sempre a equipe que tiver melhor disciplina; o aluno tem que estar regularmente matriculado e assíduo na unidade escolar e ter boa disciplina. Procuramos ensinar muito mais do que o aspecto técnico e tático de uma modalidade, ensinamos também o respeito ao adversário, o trabalho em equipe, saber ganhar e perder, a ética no esporte dentre outros valores indispensáveis na formação do cidadão.
Por: Liberdadenews/Ascom