Teixeira de Freitas: Durante a manhã do dia 26 de setembro, aconteceu a Cerimônia de Formação de soldados no 13° BPM. O evento contou com a presença de diversas autoridades como o tenente coronel Osires Cardoso, promotora Graziela Junqueira, promotora Anna Kristina Santos, juiz Argenildo Fernandes, juiz Ronney Moreira, juiz Humberto Marçal, coordenador Marcus Vinicius da 8ª COORPIN, delegado titular Kléber Gonçalves, decano Francesco Lamciotti da UFSB, vereador Adriano Souza e vereador Joanilto do Frisa.
Os Formandos escolheram como Paraninfa da Turma, a senhora Jucélia Cordeiro Cardoso da Silva, e como Paraninfo, o prefeito João Bosco Bittencourt. Como Amigo da Turma os formando escolheram o sargento Jairo, que em seu discurso falou: “A sociedade está ganhando esses novos soldados, que foram alunos bastante disciplinados”. Jairo ainda disse, que esses meninos evoluíram bastante durante o curso e saem conhecedores de artigos, Constituição, direitos da sociedade, dentre outros.
O tenente coronel Paulo Silveira, disse que é “com grande prazer e alegria ter essa grande responsabilidade que nos foi dada pelo comandante geral, em formar esses 24 novos policiais, que agora estão aptos, fortes, bem preparados e qualificados pra servir à sociedade”. O coronel ainda acredita que esses novos soldados venha a contribuir para se “alcançar a tão sonhada paz social e ordem pública.”
Um dos alunos que se formaram, o soldado Basílio, disse que foi uma jornada de muita luta, para ele e os outros 23 soldados, mas que ele deseja que essa seja a primeira vitória. “O primeiro passo de muitos, foi dado na carreira militar”. Basílio disse ainda, que sempre teve o sonho de servir à sociedade pela carreira militar, e que veio de Ilhéus. Ele falou para o Liberdade News, que agora pretende dar o melhor de si para a sociedade, pois esse é seu juramento e compromisso.
Está previsto que os novos soldados compareçam no dia 08 de outubro ao 2º Batalhão da Polícia Militar para saber em quais cidades irão servir. Em 2015, é provável que o 13º Batalhão de Teixeira de Freitas volte a receber novas turmas.
Por: Petrina Nunes/Liberdadenews