Teixeira de Freitas: Teve início nesta quinta-feira (25) e vai até o dia 04 de outubro, uma das mais tradicionais quermesses de Teixeira de Freitas, que celebra um dos santos mais populares da Igreja, a Festa de São Francisco de Assis. O evento conta com a participação da comunidade de Teixeira de Freitas e acontece na Matriz de São Francisco de Assis, localizada no Bairro Bela Vista.
As celebrações acontecem todos os dias, sempre às 19h00, e logo após, as barraquinhas com comidas típicas e música sacra. Este ano conta com uma estrutura moderna e inovadora, no que diz respeito aos modelos tradicionais de quermesses. No dia 28 (domingo), acontece o tradicional almoço de São Francisco, e no dia 04/10, além do dia do Santo, acontece às 16h00, a tradicional benção dos animais, onde as pessoas levam seus bichinhos para receber as bênçãos do santo protetor dos animais.
A comunidade foi fundada pelos Frades Franciscanos da Província de Santa Cruz, que iniciaram a evangelização na cidade de Teixeira de Freitas, quando a cidade ainda era um povoado. Hoje a matriz de São Francisco está sob a responsabilidade administrativa do jovem padre Jan Gabriel, que desenvolve na comunidade um projeto de evangelização, atendendo aos novos anseios da igreja e dos fiéis.
Conheça um pouco da história de São Francisco de Assis: Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis (nascido em 05 de julho de 1182 e falecido em 03 de outubro de 1226 ), foi um frade católica da Italia. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciasnos , que renovaram o Catolicismo de seu tempo.
Com o hábito da pregacão itinerante, quando os religiosos de seu tempo costumavam fixar-se em mosteiros, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando-se a vida de Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo. Sua atitude foi original também quando afirmou a bondade e a maravilha da Criacão. Em um tempo em que o mundo era visto como essencialmente mau, ele se dedicou aos mais pobres e amou todas as criaturas chamando-as de irmãos.
Alguns estudiosos afirmam que sua visão positiva da natureza e do homem, que impregnou a imaginação de toda a sociedade de sua época, foi uma das forças primeiras que levaram à formação da filosia da Reanascenca.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews