Salvador: Nesta sexta-feira (9), às 10h, na Vila Militar do Bonfim, em Salvador, aconteceu à solenidade de transmissão do cargo de Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), onde foi presidido pelo governador Rui Costa. Contou com a presença de várias autoridades da região do Extremo Sul, como Comandante do 13º batalhão, Tenente Coronel Paulo Silveira, Major Leão do Pelotão Especial de Itamaraju (PETO),comandante da 7ª CIPM Major Cléber de Eunápolis, dentre outros.
O coronel PM Alfredo Castro que ocupou por três anos e nove meses o cargo, foi substituído pelo coronel PM Anselmo Alves Brandão de 52 anos,nascido em de Juazeiro (BA), Anselmo ingressou na Polícia Militar há 32 anos. No período, foi comandante da Academia de Polícia Militar, atuando na formação de oficiais; comandante do 18º Batalhão da PM do Centro Histórico; e coordenou a implantação do programa federal ‘Território de Paz’ na 23ª Companhia Tancredo Neves, em Salvador, onde também comandou a equipe.
Brandão comandou ainda a 11ª Companhia Independente da Barra e a 10ª Companhia Independente de Candeias. Por seis anos, assumiu o posto de ajudante de ordem do presidente do Tribunal de Justiça. Em 2014, dedicou-se ao trabalho como comandante do Policiamento Regional Atlântico de Salvador.
"Tenho orgulho da Polícia Militar da Bahia, pela sua representatividade e pelo papel desempenhado. Espero que em quatro anos tenhamos uma polícia que seja cada vez mais referência para o Brasil. Estou falando de uma polícia cidadã, que se empenhe com louvor para garantir a segurança da população. É indiscutível a importância dessa instituição, que este ano completa 190 anos de existência”, destacou o governador Rui Costa.
Durante a transmissão de cargo, o coronel Alfredo Castro agradeceu o apoio que teve de autoridades, amigos, parentes e companheiros da corporação. Para o oficial, ao fim da gestão, os serviços desenvolvidos são bem avaliados. “Nós temos certeza do bom trabalho que foi feito para a evolução na estrutura da Polícia Militar da Bahia. Trabalhamos de forma incansável para garantir maior segurança para a população. Estou com a sensação de que dei o meu melhor, sensação de dever cumprido”, afirmou.
Por: Mirian Ferreira/Secom
Foto: Liberdadenews/Mateus Pereira/GOVBA