O advogado Valdey Ferreira da Silva foi condecorado na abertura da 5ª Janela Cultural de Itanhém, na Casa da Cultura, com a Medalha Centenária da 1ª Guerra Mundial – “Um Tributo aos Defensores da Paz”. A comenda foi concedida pelo Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes (CONINTER), sediado na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e presidido por Alexander Palaiologos.
Também receberam a medalha André Correia, Audrey Correia, Lucidarle Prado, Manoel Binas e Sasdelle Afonso Resende. Já o jornalista Átyla Borborema e o advogado José Carlos Reis, que por razões pessoais não puderam comparecer, receberam a comenda em outra oportunidade. Para ter direito à medalha, além do nome indicado, Valdey participou do “Projeto Natal Feliz”, que beneficiou centenas de crianças com presentes educativos em diversos estados brasileiros.
Valdey Ferreira é graduado em Direito pela FACISA/CESESB e pós-graduado em Gestão Pública Municipal pela UNEB há alguns anos e, em Teixeira de Freitas, costuma oferecer assistência jurídica gratuita a quem não pode constituir advogado. Suas ações já beneficiaram, por exemplo, internos do presídio local.
“Estou muito honrado e feliz por ter participado do Projeto Natal Feliz e, também, por receber a medalha”, discursou Valdey ao lado da filha e da mãe, durante a entrega da honraria.
“Em 2015, vamos intensificar ainda mais as ações do CONINTER na Bahia”, disse o poeta e jornalista A. Zarfeg, que, em breve, será nomeado Embaixador Cultural do Conselho para o Estado da Bahia.
Na oportunidade, Zarfeg recitou o poema “Valdey”, feito especialmente para o condecorado.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews