Teixeira de Freitas: Foi lançada nesta quarta feira (08), às 14h, no Shopping Pátio Mix, uma belíssima Exposição de Fotografias, com o tema: “Mata Atlântica, diversidade de vida, pluralidade de cultura, riqueza de alma”. As imagens foram capturadas pelas lentes do fotógrafo Jorge Veloso. O bioma Mata Atlântica é retratado na exposição fotográfica que integra as comemorações do Ministério Público do Estado da Bahia, há pelos 10 anos de atuação do Núcleo Mata Atlântica (Numa).
A exposição já ocorreu em Salvador, entre os dias 25 de maio e 05 de junho, e deverá ser realizada em outras cidades que abrigam o bioma Mata Atlântica no Estado. “Queremos salientar que este núcleo virou referência nacional em proteção desse frágil bioma, vale lembrar também, que hoje nós temos menos de 13% da cobertura original da Mata Atlântica preservada, então o MP tem o seu papel importante, e não estamos sozinhos nesta caminhada, temos vários parceiros que nos apoiam, como órgãos ambientais, setores terceirizados e pessoas privadas”, explicou o promotor de Justiça Regional Ambiental, Fábio Fernandes Correa.
O promotor ainda acrescentou que este evento deve ser visitado por um público diversificado, público este que vive dentro da Mata Atlântica e que precisa entender um pouco mais, ter um olhar diferenciado sobre o assunto, já que a mata é importantíssima dentro do Brasil. E que abriga uma grande diversidade. “Inclusive uma das maiores diversidades arbóreas do planeta, está aqui, muito próxima de nossa região, conhecida como Hiléia Baiana. Portanto, todos estão convidados para prestigiar a exposição e se conscientizar um pouco mais da necessidade da proteção da natureza como um todo”, disse Doutor Fábio Correa.
Vários eventos em comemoração aos 10 anos estão sendo realizados. Já foi promovido em Itacaré - Ilhéus, no mês de maio, a Semana da Mata Atlântica, com oficina. Também foi lançado um gibi que explica sobre a lei da Mata Atlântica, e o lançamento da exposição fotográfica, que é itinerante. A primeira cidade foi Salvador e a segunda em Teixeira de Freitas.
A exposição foi promovida pelo Ministério Público, com o apoio do Shopping Pátio Mix e do Departamento de Cultura do Município e segue até o dia 20 de julho, das 10h às 22h.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews