O poeta e escritor Oscar Wilde um dia afirmou que “a música é a arte mais perfeita”, e somente quem já prestigiou a apresentação de um conjunto orquestral consegue entender a precisão dessa frase. Teixeira de Freitas iniciou nesta segunda-feira (20) o III Encontro de Cordas do ICED e às 19h30 teremos o concerto de Abertura. Sem dúvida, uma oportunidade singular, que revela por meio da música erudita a bela face cultural de uma cidade tão jovem e tão rica.
A semana será repleta de sons e sonhos, pensados e realizados, graças ao empenho e coragem do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED) que, em parceria com o poder público municipal, orquestra futuros. A Camerata do ICED é que dará as boas vindas e abrirá, oficialmente, o III Encontro de Cordas e promete emocionar com um repertório que vai de Villa Lobos à Pixinguinha, sob o comando do maestro Orley Silva.
Durante todo o dia os grupos orquestrais estiveram ensaiando no Complexo Educacional da Igreja Batista Memorial (IBM) e, à noite, às 19h30, a Camerata do ICED dará início ao primeiro concerto. O III Encontro de Cordas entrará para a história da cidade, com programação até o sábado (25) – durante uma semana inteira, Teixeira viverá arte, cultura e música erudita. Viva!
Conheça a Camerata do ICED: O nome Camerata tem uma referência interessante, de acordo com Grove, trata-se de um grupo de nobres e músicos que se reuniam na casa do conde Giovanni de Bardi, em Florença, para discutir poesia, música e ciência; e significa música para ser executada em pequenos espaços por pequenos grupos. A Camerata do ICED também promove o diálogo com a música erudita e faz com que ecoem para todos os que queiram ouvir.
Este grupo musical seleto é formado por alunos de nível avançado, monitores e professores do ICED, tem como principal objetivo difundir através do repertório a música erudita e valorizar o que é próprio na nossa cultural local, temperada pela mistura de outras culturas, retratando a rica realidade dos instrumentos de cordas friccionadas (Violino, Viola, Violoncelos e Contrabaixo Acústico) a partir da exploração das muitas possibilidades harmônicas, melódicas e tímbricas.
A Camerata do ICED foi formada em 2014 e desde sua formação já realizou inúmeras apresentações em eventos na cidade e em outras localidades, como: casamentos, Inaugurações públicas, comemorações religiosas e eventos da agenda cultural do ICED.
Fonte: Comunicação do ICED