Teixeira de Freitas: Na manhã desta terça feira (18), em uma sala de cinema no Pátio Mix aconteceu o lançamento da 3ª edição do Festival Gastronômico, “Sabores de Teixeira”.O SEBRAE em parceria com a prefeitura municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, apresentou para imprensa e convidados, como será o evento. E a novidade deste ano é o tema, “Meu Brasil Brasileiro”, onde os 24 estabelecimentos inscritos, representarão os estados do país, com um prato típico de cada estado.
O Festival será entre os dias 11 a 27 de setembro, ao longo dos 15 dias, os pratos serão apresentados nos próprios estabelecimentos. Também este ano terá a cozinha show, porem, será montada no Shopping Pátio Mix, onde também acontecerão oficinas e degustação dos pratos. “Este ano, as categorias concorrentes serão: prato principal, sobremesa, petisco e lanche. Além das novidades gastronômicas criadas para o festival, os inscritos também vão participar da cozinha show, que serão workshops ministrados por profissionais de culinária”. Explica o coordenador regional do Sebrae, Alex Brito.
Outra novidade nesta edição será o concurso de chefs mirins, através da página do Facebook onde as receitas serão postadas. A criança que receber o maior número de curtidas será a vencedora e o chef mirim poderá realizar o prato ao vivo na cozinha show.
“Vale ressaltar, que os avaliadores não são de Teixeira de Freitas, eles analisaram tempero, consistência, temperatura, sabor, além da higiene, e qualidade. A organização tem sido um ponto forte na realização deste evento e, por isso, acreditamos que teremos a consolidação de Teixeira de Freitas como um dos grandes destinos turísticos do Sul e Extremo Sul”, afirmou Gedemácio Guimarães, secretário de Indústria, Comércio e Turismo.
Segundo Alex do Sebrae, na edição anterior, o festival vendeu mais de seis mil pratos, gerou mais de 30 empregos e teve um impacto positivo no comércio de 50% e 20% no agronegócio. Este ano a expectativa é que os números sejam superados.O evento, que todo ano gera emprego e renda, fomentando o turismo, é produzido pela Usina de Idéias.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews