PORTO SEGURO: O novo formato do São João de Porto Seguro foi lançado pela Prefeitura do município, em parceria com a Bahiatursa, em dois grandes eventos realizados no mês de maio em Belo Horizonte e São Paulo, principais pólos emissores de turistas para o destino.
Pela primeira vez o São João foi lançado com antecedência e juntamente com a Bahiatursa, entrando para o calendário oficial das festas juninas da Bahia.
Para este ano, a festa de São João, que será realizada de 21 a 26 de junho, terá seu circuito ampliado - da praça da Casa da Lenha até a rua 15 de novembro, na antiga Pousada Casa Azul.
Entre as atrações confirmadas estão Edu e Maraial, Adelmário Coelho, Campeões do Forró, Muleke Doido, Voadores do Forró, Cheiro de Forró, Carlos Pita e Zelito Miranda.
O palco principal será montado na praça da Casa da Lenha, e na rua Marechal Deodoro haverá um outro palco, onde acontecerão shows de forró pé- de -serra e brincadeiras para a criançada, como quebra pote e pau de sebo.
20 barracas estão sendo doadas para entidades filantrópicas, onde serão servidos comidas e bebidas típicas do São João.
Quadrilhas tradicionais da cidade, como do grupo da Melhor Idade Alegria de Viver, irão se apresentar no circuito do chamado Corredor Cultural do Pacatá.
Agentes no arrasta pé
Cerca de 1500 agentes de viagens participaram das festas de lançamento nas duas capitais, onde foi reproduzido o formato dos festejos juninos, com as barraquinhas de comidas e bebidas típicas e apresentações musicais de artistas como Adelmário Coelho, Zelito Miranda, Tagiro Gondim e Estaca Zero.
“Este pode ser o ano de afirmação do São João da Bahia como um importante produto turístico”, avalia o secretário estadual de turismo, Domingos Leonelli.
A expectativa no mercado é das melhores possíveis, tanto que as operadoras já disponibilizam o produto em suas prateleiras e a CVC registra aumento nas vendas para o período.
“Para este ano esperamos comercializar cerca de 35 mil pacotes para o São João da Bahia”, adianta o gerente de mercado da CVC, Fernando Del Cristian.
Mais turistas na cidade
“Desde o ano passado, o prefeito Abade teve essa idéia e fez a proposta de lançarmos o São João como um produto para envolver não apenas os moradores, mas também para atrair mais turistas num período de baixa temporada”, explica o secretário de Turismo de Porto Seguro, Guto Jones.
Segundo ele, a estratégia já está dando resultados. “O São João nos proporcionou o fechamento de quatro novos voos charters para Porto Seguro, sendo um de Belo Horizonte, um de São Paulo e dois da Argentina”, comemora.
O secretário de Turismo espera ainda que os bons resultados da festa se reflitam na economia do município como um todo. “Nosso histórico de movimento turístico no mês de junho é totalmente negativo e a nossa expectativa é conseguir elevar de 10 para 50% a taxa de ocupação nos hotéis nessa época do ano”, adianta.
Por Hilda Rodrigues