Teixeira de Freitas: Durante toda a manhã desta sexta feira (23), a Associação Pestalozzi promoveu uma reunião ampliada com o tema “Um respeito às Diferenças”, para finalizar a semana de comemorações dos 28 anos de fundação desta organização, desenvolvendo ações voltadas para as pessoas com deficiência da cidade e região circunvizinha.
Participaram do evento os alunos, familiares, professores, toda a diretoria, o Presidente da Câmara de Vereadores, Tomires Barbosa; a Secretária Municipal de Assistência Social, Jussara Bahia; a Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ana Luiza Serra, o Secretário de Educação, Ariosvaldo Alves Gomes e claro, a Presidente da Associação Pestalozzi, Maria Luiza ZanonDall`Orto.
Vários momentos aconteceram neste dia de festa. Iniciou com a apresentação do Coral “Sementes do Amanhã”, cantando o Hino de Teixeira de Freitas e música A Paz, de Nando Cordel. Palestra com a enfermeira Justina Marsaro Schultz, explanando sobre o tema: “Tipos de Deficiências e Atuação do profissional da Saúde na Pestalozzi”. Outra palestra ministrada pela Coordenadora Pedagógica da Pestalozzi, Alceli Diniz, com o tema: “Práticas Pedagógicas desenvolvidas na Pestalozzi” e a ultima palestra com Antônio Jorge Silva Correia, Assistente Social da Secretaria Municipal de Assistência Social de Teixeira de Freitas, que falou sobre “A Atuação do Assistente Social na Pestalozzi”.
Ainda teve depoimentos emocionantes de algumas mães e várias apresentações culturais. Quem prestigiou o evento pode conhecer também os trabalhos das oficinas desenvolvidos pelos os alunos.
“Há 28 anos uma rosa foi plantada em Teixeira de Freitas. Muitos espinhos tiveram que ser superados, para que com muita determinação e amor, pudéssemos, então, ver o desabrochar de uma “rosa” viva e forte que colore a vida de inúmeras pessoas”. Discursou a presidente da Pestalozzi, Maria Luiza ZanonDall`Orto.
Ela ainda enfatizou que o trabalho da entidade, foi além do campo educacional. “Oferecemos um atendimento de qualidade que engloba, também, a saúde e a assistência social. Ainda elaboramos ações e projetos, que priorizam o desenvolvimento global da pessoa com deficiência, promovendo, assim, sua inserção plena na vida social, devolvendo sua autoestima e autoconfiança”. Conclui.
História da fundação da Pestalozzi:
A fundação correu no dia 23 de Outubro de 1987, por um pequeno grupo de mães de pessoas com deficiência da cidade, preocupada em criar um espaço para atendimento a essas pessoas em Teixeira e região. A sede da Associação foi obtida em parceria com a Prefeitura, e através de campanhas e eventos, foram arrecadados fundos para estruturar o local e colocar a Pestalozzi em funcionamento.
Inicialmente eram apenas 20 assistidos. Hoje esse número já chega as 255. Nos últimos 28 anos, a entidade tem combatido o preconceito ainda muito forte na sociedade e, ao mesmo tempo, acompanhado as mudanças ocorridas em relação à educação especial, utilizando métodos de ensino eficazes para intervenção das pessoas com vários tipos de deficiência e buscando a participação ativa da família e da comunidade.
Para sua manutenção, a Instituição busca celebrar convênios com órgãos públicos federais, estaduais e municipais, recebe doações de pessoas físicas e jurídicas, promove eventos e campanhas beneficentes. No entanto, os recursos recebidos são insuficientes para suprir todas as necessidades da entidade, que esta sempre à procura de novos parceiros que nos ajude a manter a Pestalozzi em funcionamento e que os serviços sejam constantemente otimizados.
“Nossa missão é a mesma desde sua fundação: Manter vivo o ideal de promover uma sociedade mais justa e inclusiva, onde as pessoas com deficiência tenham vez e voz, e possam ter acesso a uma escola com condições adequadas para o desenvolvimento das suas potencialidades e a garantia do exercício de cidadania”.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadanews