Teixeira de Freitas: Esta sexta-feira, 27 de novembro, será o ponto de partida para uma série de concertos que irão do Extremo Sul Baiano à Região do Sisal. As Orquestras Regionais dos Territórios de Identidade do Extremo Sul, Costa do Descobrimento, Piemonte da Diamantina e Sisal, estarão proporcionando deliciosos momentos de música orquestral refinada e gratuita.
Todas as orquestras são fruto da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, criada em 2013. É uma ação do programa NEOJIBA, que visa fortalecer a sustentabilidade de iniciativas desenvolvidas no interior e na capital do estado baiano, através de atividades de formação e intercâmbio nas áreas de gestão institucional e desenvolvimento das atividades práticas. Em 2015, a rede criou um ambiente de cooperação mútua entre parceiros que trabalham com formação e prática musical coletiva em um mesmo território de identidade para a constituição de Orquestras Regionais.
O extremo sul teve a primeira apresentação da sua orquestra regional em julho de 2015, no III Encontro de Cordas do ICED, já os demais Territórios terão suas orquestras regionais cumprindo agendas de concertos a partir do dia 29 de novembro, em uma viagem musical, saindo do Extremo Sul ao Norte da Bahia. De acordo com o assessor de Desenvolvimento Institucional do NEOJIBA, Adriano Cenci, um diferencial neste processo é a experiência do extremo sul, cuja iniciativa, partiu das articulações entre os projetos existentes na região.
Segundo Adriano, a Regional Extremo Sul da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, foi criada pelo Instituto de Cultura Educação e Desenvolvimento – ICED de Teixeira de Freitas, por meio da qual o ICED, em parceria com o NEOJIBA, já partilha conhecimento apoiando projetos como Dona Flora (Alcobaça), e Na Rota Da Música – Filarmônica Lira Imaculada Conceição/FLIC (Caravelas). Essa ação resultou na criação da Orquestra Regional do Extremo Sul.
Para o maestro Marcos Rangel, a união de diversos projetos, cada um com suas características e singularidades, possibilita que as Orquestras Regionais sejam um grupo que represente muito bem as várias comunidades dos territórios de identidade. “A integração entre estes vizinhos, que outrora se encontravam tão distantes, é sentida já nos primeiros ensaios. A energia que os integrantes trazem, além de suas curiosidades e vontade de compartilhar, torna os ensaios uma verdadeira aula de cidadania, solidariedade e gentileza. O que vivenciamos em cada encontro é uma mobilização coletiva para o bem comum!”, revela o maestro, que atua também como coordenador do NPO Trancoso do NEOJIBA.
Segundo o maestro Orley Silva, regente da Orquestra Regional do Extremo Sul, cada aprendizado está sendo somado para que, cada vez mais, crianças e adolescentes de todo o extremo sul baiano e demais territórios de identidade, sejam sensibilizados pela música, tenham acesso a novos aprendizados e que seus futuros sejam orquestrados. A intenção é que em cada ensaio das orquestras regionais fique claro que os sonhos que cada integrante traz sejam construídos conjuntamente com os nossos, e que as Orquestras Regionais sejam a prova de que de mãos dadas é possível ir ainda mais longe.
Confira a programação:
Concerto da Orquestra Regional do Extremo Sul
Regente: Orley Silva
Data: 27 de novembro de 2015 (Sexta)
Horário: 19h30min
Local: Igreja Batista Memorial-IBM, Av. 9 de Maio, nº 29, Teixeira de Freitas – Bahia.
Entrada Franca
Participação: Projeto Orquestrando Futuros-OrFs, Dando Cordas para Paz e Bem-DCPB, ambos sediados em Teixeira de Freitas, Projeto Dona Flora, em Alcobaça, Na Rota Da Música - Filarmônica Lira Imaculada Conceição/FLIC, em Caravelas.
Concerto da Orquestra Regional da Costa do Descobrimento
Regente: Marcos Rangel
Data: 29 de novembro de 2015 (Domingo)
Horário: 17h
Local: Auditório da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia), Campus Sosígenes da Costa, BR 367, Km 31, Porto Seguro – Bahia.
Entrada Franca
Participação: Projeto Musicart, da AME, sediado em Porto Seguro, Projeto Ambiente Musical do IASA, em Santa Cruz de Cabrália,Núcleo de Prática Orquestral e Coral (NPO)do NEOJIBA, em Trancoso, e grupo de jovens músicos de Porto Seguro.
Concerto da Orquestra e Banda Sinfônica do Piemonte da Diamantina
Regente: Marcos Rangel
Data: 05 de Dezembro de 2015 (Sábado)
Horário: 20h
Local: COMUJA – Colégio Municipal de Jacobina
Entrada Franca
Participação: Escola Musical Flor do Meu Sertão, de Capim Grosso, Associação Cultural Arte de Tocar, Filarmônica 2 de Janeiro e Filarmônica Rio do Ouro, todas sediadas em Jacobina.
Concertos da Orquestra Regional do Sisal
Regente: Marcos Rangel
Data: 12 de Dezembro de 2015 (Sábado)
Horário: 18h
Local: Catedral Senhora Santana, em Serrinha (BA)
Entrada Franca
Data: 13 de Dezembro de 2015 (Domingo)
Horário: 19h
Local: Praça Doutor José Gonçalves, em Conceição do Coité (BA)