Teixeira de Freitas: No final da tarde desta terça feira (15), foi realizada uma coletiva de imprensa na sede da Pestalozzi. No evento foi apresentado dois projetos, “Cozinha Solidária” e “Tecendo a Cidadania”, com objetivo de ensinar as mães de baixa renda a adquirir conhecimento, mais cidadania, e claro, geração de trabalho e renda para algumas delas que são verdadeiros chefes de família. Entre os colaboradores estão:O presidente da Pestalozzi, Milton Mota, Maria das Dores, monitora de projeto, do empresário Caio Checon e o representante da Loja Moçônica Vila Lobos, Antônio Jorge.
O projeto Tecendo a Cidadania, já existia, e se chamava Escola de pais, e tem em média 16 mulheres escritas que participaram assiduamente, e tem aquelas que apenas frequentam que dá uma média de 26 pessoas. “Hoje estamos apresentando o projeto remodelado, com outro nome, e com ele oferecendo mais ações sociais, já que as participantes estavam desestimuladas com o projeto anterior”. Explica Renata Michelly Correia Costa, Assistente Social da instituição e responsável pela elaboração de projetos sociais.
Michelly deixou claro que o maior objetivo é promover a inclusão social, fortalecendo trabalhos que venham gerar rendas e emprego com objetivo de completar o rendimento familiar, minimizando assim, os efeitos do desemprego com ênfase de preparação para o mercado de trabalho, onde as mães aprenderão: corte e costura que gora vai funcionar com 3 turmas, em torno de 35 mulheres, minicursos, pintura, artesanato, vagonite, e macramê. Com intuito maior de estimular essas mães, para poder formar uma cooperativa.
Com isso, foi integrado o projeto “Cozinha Solidária”, sendo uma iniciativa dos professores, Jonathans Molar e Márcio Soares, do Colegiado de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). “Vamos trabalhar no campo da gastronomia, porem direcionando as atividades para um grupo de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Visando à inclusão produtiva delas no mercado de trabalho, atuando também na construção critica e cidadã, e elas farão almoços beneficentes nas comunidades todos os fins de semanas, e no futuro poderem ganhar dinheiro com tudo isso”. Salienta o professor Jonathan Molar, coordenador do colegiado de História da UNEB.
As mães terão uma loja cedida pelo Shopping Teixeira Mall, onde poderão vender os produtos confeccionados, e funcionará a princípio só nos fins de semana. Os projetos serão iniciados a partir da segunda semana de janeiro de 2016 com duração de um ano, e se for necessário se estenderá. O “Tecendo a Cidadania” será realizado na segunda, terça e quinta-feira, das 13h30 ás 17h30 com três turmas diárias. Enquanto a “Cozinha Solidária” ocorrerá na Igreja Batista Jardinópolis de segunda a sábado das 8h ás 13h. Por mais que os dois projetos são diferentes, porem é uma parceria que já está dando certo, se formou após acordo entre a Pestalozzi na pessoa da presidente Maria Luiza Dall’Orto e o coordenador do colegiado de história, Jonathan Molar.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews