Caravelas: Iniciada há mais de um século, foi mantida por mais um ano, o tradicional Levante do Mastro de São Sebastião, em Caravelas, ocorrido nesta terça-feira, 19 de janeiro.
Ritual: Logo nas primeiras horas da manhã, os devotos de São Sebastião se reuniram na Praça Teófilo Otoni para acompanhar uma alvorada de fogos. Em seguida começaram os preparativos para o Levante do Mastro de São Sebastião. Adilson Conceição foi que cavou o buraco para o encaixe do Mastro, e Raimundo Nonato cuidou da ornamentação com vários arranjos de flores na parte do Mastro, onde é içada a bandeira.
Já o Zé Antônio ficou com a coordenação da equipe de cordeiros, e Cabeludo comandou com sua flauta, a banda de Pífano, até ser hasteada, e assim muitos aplausos foram ouvidos, anunciando que a festa de São Sebastião estava começando.
O festejo, em homenagem ao Santo, segue até o dia 20 de janeiro, finalizando com uma procissão. O dia de hoje terá a chegada dos Mouros em embarcações na Ponte do Mirante, quando dará início ás batalhas entre Mouros X Cristãos, percorrendo várias ruas de Caravelas.
A Puxada do Mastro: A Puxada do Mastro se deu no dia 1º de Janeiro, e a cerimônia de levantamento do Mastro de São Sebastião aconteceu nesta terça-feira (19), com a banda de Pífano e Foguetório. Além da bandeira de São Sebastião, o Mastro pode ter as de Santo Antônio e São Pedro, muitas vezes com frutas, fitas de papel e flores penduradas.
O ritual tem origem em cultos pagãos, comemorativos da fertilidade da terra, que eram realizados no solstício de verão, na Europa. Acredita-se que a bandeira vira para um lado da casa do anfitrião da festa no momento em que é içada, isto é sinal de boa sorte. O contrário indica desgraça. E caso aponte em direção de uma pessoa essa será abençoada.
Por: Liberdadenews/Ascom