Teixeira de Freitas: O Rotary Club, distrito 4550, promoveu uma palestra com o Dr. Fábio Fernandes Corrêa, Promotor de Justiça Regional Ambiental Teixeira de Freitas e Coordenador Regional Ambiental do NUMO Costa das Baleias, onde abordou o tema“Programa Arboretum”. O evento aconteceu nesta quarta feira (01) às 20h nas na sede da instituição, situada à Rua Araguaia – 130, bairro Bela Vista.
Além da palestra, também foi empossado novo membro do Rotary, Rafael Pellegrine. Ainda, foi lançado a Campanha do Agasalho da entidade. “Foi uma noite realmente especial, onde lançamos campanha do agasalho 2016, sendo este o 4º ano consecutivo em parceria com a Loja Maçônica, então aproveitando essa oportunidade, quero pedir a população para nos ajudar, estaremos com várias caixas de coletas de roupas, sapatos, cobertores, ou podem deixar na sede do Rotary. Lembrando que as doações poderão ser feitas até o final de junho,”. Explicou o Rubens Ferraz Neves, Presidente do Rotary.
No final desde mês, as entidades irão fazer a entrega do material recolhido para os moradores de rua e as comunidades vulneráveis ao período mais frio. No ano passado, conseguiram atender mais de 400 famílias, entre elas, pessoas da baixada do Teixeirinha, moradores às margens da BR 101, na saída de Alcobaça, bairros Caminho no Mar, Ulisses Guimarães, dentre outros. Existe uma parceria com os agentes comunitários, associações de bairros e secretaria de Ação Social do Município.
A palestra com Dr. Fábio Fernandes Corrêa serviu para apresentar o programa Arboretum, e a função deste para restaurar áreas que estejam necessitando. “Foi importante atender o convite do Rotary, para trazer ao conhecimento popular um pouco das ações do Ministério público na defesa do meio ambiente, uma dessas ações é justamente fomentar e viabilizar o Programa Arboretum de conservação e restauração da diversidade florestal. O Arboretum funciona na coleta de sementes, produção de mudas, realizando plantio, monitorando esses plantios, para que as recomposições de áreas degradadas ocorram da melhor forma possível”. Explica.
O programa é uma ponte para aquele que queira adequar ambientalmente seu imóvel rural e aquele que tem a semente ou a muda para que ocorra a adequação. O produtor rural pode procurar o programa para se orientar melhor. A base do programa está localizada na Avenida Maria Mil Réis, na estrada de Juerana, há dois Km, ou através do número (73) 3011.5700. Lá é oferecida uma coordenação técnica, uma engenheira florestal, são profissionais que estão prontos para ajudar o produtor rural nesta ação.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews