A Suzano Papel e Celulose, maior fabricante de papéis de imprimir e escrever da América Latina, anuncia a primeira colheita do ano de 2018 no Projeto Pimenta-Do-Reino, da comunidade de Córrego Grande, no município de São Mateus (ES). O projeto foi iniciado em 2012, com o preparo de mudas que foram plantadas, efetivamente, a partir de 2014, pelas 30 famílias participantes. Os beneficiários receberam da empresa 300 mudas e estacas para realizarem o cultivo da pimenta em suas terras, além de assistência técnica e empréstimo dos equipamentos necessários para o manejo da plantação.
Esta parceria, entre a Suzano e as comunidades tem por objetivo promover o aprimoramento das técnicas, através de assistência técnica, buscando a melhoria da produtividade e, como consequência, melhorar a renda para as comunidades. Esta é uma forma da empresa de investir na transferência de tecnologia, apoiando o desenvolvimento das famílias da região.
Hoje, o projeto se sustenta de forma independente e cumpre seu objetivo de gerar renda suplementar para as famílias envolvidas, fortalecer a atividade agrícola e o crescimento regional com o fomento à economia local, além de gerar maior qualidade de vida e o estimular o sentimento de pertencimento dos moradores.
No ano passado, o saldo final da produção foi superior a 17 toneladas e, neste ano, durante a primeira safra, a produção já foi superior a 4,5 toneladas.
Por: Liberdadenews/Ascom