A prefeitura de Santa Cruz Cabrália, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia, anunciou o cancelamento do evento conhecido como “Tonhão”, que abre os festejos juninos da cidade e que estava programado para ser realizado nos dias 8 e 9 de junho.
Ainda no sul da Bahia, as prefeituras de Eunápolis e Porto Segurotambém anunciaram cancelamentos de festas populares marcadas para o mês de junho.
Para o cancelamento do "Tonhão", a secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Patrícia Martins, alegou uma "conjuntura de fatores".
“Primeiro as condições de falta de arrecadação e a perspectiva de diminuir repasses do governo federal e estadual. Estamos passando por chuva e a cidade pode entrar em situação de emergência por conta dos algamentos. Choveu muito em maio, foram 27 dias de chuvas e a previsão era de que ia aumentar. A cidade tem fluência de rios e alagamentos ocorriam. Além da paralisação de caminhoneiros e desabastecimento no país, com a proximidade da festa”, explica a secretária.
Ela negou que o cancelamento tenha relação com o afastamento do prefeito da cidade, Agnelo Santos, que chegou a ficar cinco meses afastado por suspeita de fraude em contratos dos municípios, mas retornou ao cargo.
O “Tonhão” teve a programação anunciada no dia 25 de maio, mas precisou ser cancelado cinco dias depois, na quarta-feira (30). A festa teria quatro atrações por dia, como Eduardo Costa, Estakazero e Caviar com Rapadura.
Patrícia Martins disse que o evento é considerado grande gerador de fluxo turístico, recebendo quantidade igual ou maior do que o Ano Novo da cidade.
A secretária diz que, apesar do cancelamento da abertura dos festejos juninos, outras festividades do mês estão mantidas, como a que acontecerá no distrito Ponto Central, no dia 13 de junho; apresentações de quadrilhas na Vila Santo André, nos dias 23 e 24 de junho; e também atrações musicais e religiosas na Praça da Âncora, no centro da cidade, nos dias 28 e 29 de junho.
Fonte: G1