Teixeira de Freitas: O projeto Escolas Culturais realizou a palestra "Sua Escola é Uma Orquestra" no IV Encontro de Líderes de Classe de Território, que teve o tema “Juventude que transforma: liderança pela paz”. O evento teve a participação da Orquestra do ICED e aconteceu no dia 13 de junho, no auditório do Cetepes, em uma ação conjunta com a Secretaria Estadual de Cultura, através do Núcleo Territorial de Educação 07 (NTE).
Ao tratar das ações que mantêm a ordem e promovem a paz, a palestra do Maestro Orley Silva, mostrou de forma lúdica e objetiva, a importância do engajamento individual para o bom desempenho coletivo, bem como, o respeito ao espaço do outro e suas especificidades. Em uma provocação, o maestro - que também é padrinho do Projeto Escolas Culturais em Teixeira de Freitas – colocou estudantes da plateia para regerem a orquestra e trocou os músicos de lugar.
“Quando estamos no lugar do outro é que percebemos que fazer a parte dele não é tão simples, isso faz com que a gente repense e deixe de lado os julgamentos”, testemunhou um dos líderes desafiados.
De acordo com a coordenadora de Educação Básica das escolas públicas estaduais do NTE 07, Erisnalva Gusmão Ramos, a escolha pelo tema se deu diante de quadros de agressividade e violência que foram percebidos em algumas instituições, que vitimaram tanto estudantes quanto professores. “Nós tínhamos que falar da paz para contrapor esses acontecimentos e a palestra que o projeto Escolas Culturais nos trouxe foi perfeita nesse sentido, afinal, precisamos de todos em harmonia para termos um resultado agradável, tal e qual em uma orquestra”, disse ela em entrevista.
O Projeto Escolas Culturais foi desenvolvido por meio da iniciativa interinstitucional firmada entre as Secretarias da Educação (SEC), Secretaria de Cultura (SecultBA) e Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), com o objetivo de fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas e as experiências culturais em comunidades locais e nos diversos territórios e conta com a gestão do Instituto Ação Social Pela Música (IASPM).
Por: Liberdadenews/Ascom