Itamaraju: Na manhã desta quinta-feira (12), o Comandante da Companhia Independente da Polícia Militar (43ª CIPM) da cidade de Itamaraju, Major Robson Calmon, realizou um café da manhã para todo o seu efetivo, tendo como convidados especiais os militares da reserva, que também, já prestaram os seus serviços na referida unidade policial, nas áreas de sua competência.
A cerimônia aconteceu no Salão da Primeira Igreja Batista. O Major Calmon iniciou o evento com um café da manhã, posteriormente, iniciou a cerimônia com a leitura de uma mensagem breve de toda a trajetória da Companhia, da sua criação até atual data, valorizando a participação de todos aqueles que atuam, e que atuaram na referida unidade.
Posteriormente, foi realizado um momento de homenagens de agradecimentos pelos relevantes serviços prestados. O policial militar da reserva, José Moreira Freitas, "Soldado Moreira”, de 102 anos de idade, foi homenageado. Moreira foi o primeiro policial militar a atuar na área da unidade, ainda na década de 1940, quando a cidade de Itamaraju era apenas um distrito da cidade de Prado.
Outra homenageada foi Florice Bárbara dos Santos Silva, “Cabo Barbara”, a primeira "Pfem", policial militar, a chegar na unidade, no ano de 1997. Em seguida, todos os policiais militares da reserva também receberam certificados de agradecimento, e assim, foi efetuada a entrega do titulo de Policial Militar Padrão, homenageando as pessoas dos agraciados todo o efetivo atual da unidade, responsável por dar continuidade à sua história.
Após a cerimônia, os presentes dirigiram-se, a convite do Comandante, para a nova sede da unidade, onde foi inaugurado o “Memorial da 43ª CIPM”, composto por registro fotográfico, e textual em cima da história da unidade; Galeria da Saudade; O efetivo inaugural, e relação de policiais que foram para a reserva servindo na Unidade; Fotos dos antigos quartéis; Registro de ações policiais.
Teve ainda o destaque para um manequim completamente uniformizado com a antiga farda azul petróleo, homenageando o “Sargento Samuel”, nome com o qual o Capitão da reserva "SAMUEL VIEIRA SANTA BÁRBARA", que fez história na área da unidade, tendo ido para a reserva no início deste ano, como oficial.
O Comandante Major Calmon agradeceu a todos que compareceram no evento, e disse ainda, da importância do reconhecimento por aqueles que em muitos momentos colocaram as suas vidas em risco para poder proteger e manter a ordem, mas, vale mais ainda é poder reconhecer hoje, todos aqueles que saem todos os dias das suas casas, deixando seus familiares para poder continuar protegendo, e mantendo a ordem, para que todos possam exercer os seus direitos.
Por: Cloves Neto/Liberdadenews