Sétimo lugar no ranking nacional dos estados produtores, a Bahia está colhendo safra recorde de grãos em 2018. Segundo o boletim mais recente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), já são 9,7 milhões de toneladas, resultado quase 20% maior em relação à safra de 2017.
Com 4,2% da safra nacional, o estado ainda é líder no Nordeste, onde responde por 45,5% da produção. A soja é o carro-chefe do agronegócio baiano. Para essa temporada, devem ser produzidas 6 milhões de toneladas do grão, o que garante um crescimento de 16% em comparação com a safra anterior.
Segunda cultura mais importante entre os grãos produzidos no estado, a cultura de milho deve fechar a safra em 2,6 milhões de toneladas, número 29,1% superior à colheita de 2017. A Bahia é o maior produtor do Nordeste e responde por 34% da produção da região.
A safra de algodão é de 1,2 milhão de toneladas – 36,7% superior à safra do ano passado. A Bahia é responsável por 24% da produção nacional de algodão, ocupando o segundo lugar na cotonicultura do Brasil, atrás apenas do Mato Grosso.
Já a produção de feijão deve fechar o ano com uma colheita de 296,5 mil toneladas, sofrendo uma redução 1,3% em relação à safra de 2017, devido à diminuição da área plantada na safra de verão.