Teixeira de Freitas: O Coletivo das Artes Motirô, através do seu cineclube Sal na Pipoca, prossegue mostrando filmes de interesse social, entendendo que o cinema, além de pura diversão, pode contribuir como agente transformador na sociedade. Dessa vez, o cineclube traz o filme Na Natureza Selvagem. Na Natureza Selvagem (Into the wild) é uma produção americana de 2007. O filme recebeu 92% de aprovação pela crítica especializada e é baseado no livro de mesmo nome (Na Natureza Selvagem) escrito pelo jornalista e escritor americano Jon Krakauer em 1996.
Dirigido e escrito pelo cinegrafista americano Sean Penn, foi indicado, entre outros, em duas categorias do Oscar e entre as suas premiações venceu o Globo de Ouro de melhor canção.
SINOPSE DO FILME
A história começa com o Christopher (interpretado magnificamente pelo ator Emile Hirsch) se formando em direito e em crise com a sua faculdade, profissão e família, ele tem um caráter comunista e suas principais referências literárias são Tolstoi e Thoreau, que o fazem refletir sobre seus valores versus os valores que a sociedade americana prega. A partir destas inquietações começa a sua busca por descobrir a natureza selvagem do seu ser.
Para começar a aventura ele decide doar a parte da fortuna que herdou dos seus pais para uma instituição de caridade, queima alguns de seus pertences e sua carteira de identidade, onde a partir deste momento passa assumir o nome de Alex (simplesmente Alex), abre mão da sua moradia e larga seu carro no meio da estrada e parte em rumo a descoberta da sua essência.
Durante o enredo, ele conhece e se aventura por diversos lugares que tem a presença da natureza, onde também cria alguns vínculos ainda que temporários com pessoas “diferentes” como ele, e em uma dessas viagens toma a decisão de ir para o Alaska. A cena da decisão se passa em um bar bebendo com os amigos onde Alex diz com todo empenho: “Eu quero ir para o Alaska, eu vou para o Alaska, eu vou para o Alaska”, o que gera uma certa ironia.
SERVIÇO
A projeção do filme começa às 19h00 desta terça-feira, 11 de setembro, no auditório do Shopping Teixeira Mall e a entrada é franca, com a pipoca garantida. Depois da projeção, haverá uma roda de debates sobre o filme, com a mediação da professora de Linguagem e Psicopedagoga, Paloma M. Oliveira.
Todos estão convidados para mais uma sessão do Cineclube Sal na Pipoca, do Coletivo das Artes Motirô.
Por: Liberdadenews