A Suzano Papel e Celulose celebra o aniversário de 249 anos de Mucuri, cidade que faz parte da história de desenvolvimento e transformações da empresa. Para comemorar, na última sexta-feira (05), em parceria com a Prefeitura de Mucuri, a empresa entregou um presente especial para a comunidade, o monumento “Eu S2 Mucuri”, instalado no calçadão em frente à Praça de Eventos e que será um atrativo turístico do município.
Na região, a Suzano chegou e construiu laços. E, com gentileza, diariamente planta, cultiva e busca transformar o futuro, levando para a comunidade educação, carinho, cuidado e conforto, presentes nas vidas de milhares de pessoas através dos produtos. Desde a inauguração da Unidade Industrial no munícipio, a companhia busca contribuir com os avanços sociais e ambientais do entorno da fábrica, além da geração de empregos. Atualmente são gerados 6.000 empregos diretos e indiretos, englobando as operações industriais e florestais.
A unidade de Mucuri, inaugurada em 1992, possui capacidade anual de produção de 1,74 milhão de toneladas de celulose de eucalipto e 240 mil toneladas de papel e recebe constantes investimentos tecnológicos. Desde o ano passado, por exemplo, a unidade conta com uma nova estação de tratamento de efluentes, que chegou para aprimorar o processo de devolução de água ao Rio Mucuri. Além disso, desde setembro de 2017, a Suzano iniciou as operações na Bahia e no Maranhão das fábricas de produção de bobinas usadas na confecção de papéis sanitários (tissue).
A promoção do desenvolvimento social e ambiental marcam a trajetória da empresa na região. A companhia apoia e desenvolve diversos projetos em prol da capacitação profissional, orientação e cuidados com o meio ambiente, organização da comunidade e educação social. Em parceria com ONG’s e com o poder público promove projetos como o “Formare”, que promove a capacitação de jovens em condição de vulnerabilidade social e o “Nascentes do Rio Mucuri”, iniciativa que busca garantir a perpetuidade do rio e da proteção de suas nascentes.
Projetos como a “Associação Comunitária Golfinho”, “Biblioteca Comunitária”, “Apicultura Sustentável”, “Agricultura Sustentável” e “Piscicultura Sustentável” são exemplos que integram as iniciativas da empresa e levam para as pessoas cultura e conhecimento, podendo transformar realidades.
Por: Liberdadenews/Ascom