Teixeira de Freitas: Jovem Teixeirense que faz parte dos projetos sociais do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento – ICED, participou do “Encontro Nacional de Cordas/ENVIO” para os “Violistas” (Tocadores de Viola Clássica), que aconteceu entre os dias 17 e 20 de outubro do ano corrente, na cidade de Belo Horizonte – MG. Evento este que foi realizado pela Associação Brasileira de Violistas, nos auditórios: Conservatório Centro, e no Campus da Pampulha, que teve o apoio das Universidades Públicas do Estado, UFMG, e UEMG.
Teixeira de Freitas foi representada pelo jovem violista, Matheus Santos, que, nos quatro dias do evento, participou de concertos e aulas denominadas “Masterclasses”, com diversos assuntos enfatizados na Gestão e Administração em Música; Manifestações Culturais; História da Música; e os principais concertos de violas desde 1919.
Participaram ainda grandes nomes da Música Clássica Brasileira, entre eles: Luciano Pontes; Jairo Chaves; Mariana Jellen; Ricardo Kubala; Rodrigo Santana; Leonardo Piermartiri; Ulisses Silva; Daphne Gerling; Emerson de Biaggi; Hella Frank; Carlos Aleixo dos Reis.
Matheus destacou que a música pode nos colocar em locais, e com pessoas que nunca imaginaríamos poder encontrar, e conhecê-las. “Foi nostálgico poder encontrar pessoas das quais sou ídolo, e que me inspiro nos trabalhos delas, para que eu possa desenvolver a arte de tocar este instrumento, que hoje faz parte da Minha Vida, bem como a música de forma especial”, disse Matheus.
O jovem Matheus, que teve que passar por um processo seletivo para poder estar neste grande encontro, agora irá se preparar para participar do próximo evento, que acontecerá pelos “Pampas” na região Sul do país.
O Professor e Maestro, Orley, do Instituto/ICED, fez questão de fazer o seguinte comentário: “Matheuzinho é um grande orgulho para todos nós, menino cheio de bons valores, determinado, de um grande potencial, que já demonstrou a sua grande paixão pela música, e o instrumento (viola), que escolheu para explorar todo esse amor que tem”.
VIOLA CLÁSSICA:
É preciso diferenciar uma viola clássica, de um violino, pois, num primeiro momento, a semelhança entre esses dois instrumentos, que pertencem à mesma família, acaba por muitas vezes colocar a viola clássica numa condição menos conhecida. Então, cabe uma breve apresentação para sanar a confusão.
Trata-se de um instrumento que se assemelha ao violino, tanto no visual, quanto na forma de tocar, mas seu som é mais encorpado, doce e menos estridente. Seu registro musical fica entre o violino e o violoncelo.
Por: Cloves Neto/Liberdadenews