Você sabia que o cachorro Golden Retriever é um ótimo nadador e seus pêlos tem uma camada especial para eles conseguirem nadar? Apesar de serem cães companheiros, essa raça foi criada com o intuito de ajudar na caça de aves aquáticas na Escócia.
Características
Apesar do porte grande, eles não são cães de guarda, na verdade, a chance dele atacar alguém é mínima, mesmo sendo um estranho. Ele tem um sorriso próprio e sempre quando vê alguém abre o sorrisão e abana o rabo! Essa é sua maneira de recepcionar bem e dizer o quanto está feliz!
É um dos cães mais sociáveis que temos no mundo, tem facilidade em se adaptar com os tutores e toda a sua família. São muito próximos aos humanos, então eles precisam estar sempre perto daqueles que ama.
Espaço é a palavra chave para ter um Golden! Eles são grandes, podendo chegar a 61 centímetros de altura e pesar de 30 a 35 quilos. Criá-los em apartamento será um sofrimento para ele e para você.
Por seu tamanho e peso, ele precisa se exercitar frequentemente. Entre os exercícios você pode mesclar momentos de brincadeira, corrida e caminhada. Manter o seu pet ativo é boa forma de fazer com que ele seja mais calmo dentro de casa e não fiquei estressado.
Mesmo com todo esse tamanho e alegria, eles são muito delicados, sendo animais indicados a conviver com as crianças, uma vez que dificilmente mudará para um temperamento agressivo.
Curiosidades
Existem algumas teorias sobre quais foram as raças que envolveram a crianças do Golden Retriever, as mais citadas são quatro: Retriever Wavy, Setter Islândes, Terra-Nova e a já extinta Tweed Water Spaniel.
É um cão inteligente, portanto, aprende de maneira rápida as tarefas que lhe são ensinadas.Por isso é uma raça constantemente utilizada para ajudar pessoas deficientes, auxiliando-as em tarefas do dia-a-dia.
Apesar de ter sua origem datada entre 1868 e 1871, foi somente em 1911 que o Kennel Club inglês reconheceu e oficializou o Golden como uma raça.
Cuidados
Sua pelagem é longa e, por isso, é fácil de dar nós. Portanto, é importante que você crie o hábito de escová-lo semanalmente. É indicado que esse hábito seja criado ainda filhote, dessa forma o animal ficará habituado e não estranhará a atividade. A escovação ajuda na troca de pelos e na higiene do animal.
Como dissemos acima, esses animais são apaixonados por água, mas, assim como nós, o cloro prejudica a saúde do animal. Por isso, é importante sempre dar um banho, mesmo que somente de água para retirar o excesso de produtos químicos, como o cloro ou do sal do mar.
É indicado que seu pet tome banho pelo menos uma vez ao mês, para garantir que suas unhas sejam bem aparadas e os dentes limpos. Esses pequenos cuidados fazem com que o animal fique bem cuidado e evitam maiores problemas a longo prazo.
Por seu tamanho, o golden tem tendência a desenvolver algumas doenças como a displasia de anca e a displasia de cotovelo. Doenças comuns em animais de grande porte. Manter um rotina de visitas ao veterinário irá te ajudar a controlar a saúde do animal. Além disso, ele também irá auxiliar você a lidar com alimentação, organização dos exercícios físicos e fará uma prevenção em caso de sinais de alguma doença.
O Golden está em 4° lugar no ranking de inteligência do Dr Stanley Cohen, um norte americano. Sendo assim, é um animal que aprende fácil as tarefas que lhe são ensinadas, mas deve praticá-las, para não esquecer como ou porque faz. Um jeito de melhorar a convivência com o seu pet é ensinar a ele comandos para cada ação. Assim, ele sempre ficará a espera do seu aval para fazer algo, como entrar na piscina ou correr para brincar com uma visita.