Para você que ama comprar vestidos, mas está precisando fazer uma economia, o armário cápsula é a melhor alternativa! Depois que a blogueira americana Caroline Rector criou esse conceito, o minimalismo tem virado febre em diversos países, ajudando muitas de nós a garantir um visual incrível!
O conceito de armário cápsula é básico! Criar o maior número de combinações, com um número reduzido de peças — de 30 a 35 — por um determinado período. No entanto, sabemos que não é fácil escolher nossas peças favoritas e, por isso, vamos ajudar você a montar o seu novo guarda-roupa compacto! Venha com a gente!
Passo a passo para montar o guarda-roupa cápsula
Para montar o seu guarda-roupa cápsula o primeiro passo é escolher a quantidade de peças que você irá utilizar. Nessas horas, você deve analisar pontos com a sua rotina e seu estilo de vida. Fique tranquila, roupas de academia e vestidos de festa não entraram nessa lista, ok?
O mais recomendado é dividir o guarda-roupa nas seguintes peças:
15 peças de cima — tops, blusinhas, camisas e coletes;
9 peças de baixo — saias, shorts e calças;
2 vestidos;
2 casacos,
7 pares de sapatos — sapatos, tênis, sapatilhas, botas e sandálias.
Como dissemos, o ideal é montar o guarda-roupa com um prazo determinado. Por isso, caso você tenha escolhido o inverno, selecione algumas meias e equilibre as peças de acordo com a estação.
O restante das suas roupas pode permanecer em caixas ou guardadas em outros locais, afinal, o guarda-roupa cápsula não é definitivo e, sim, uma forma de mais básica e prática para se vestir.
Como selecionar as peças?
Um dos objetivos de compactar o seu closet é investir no desapego daquelas peças que não usamos mais. Por isso, para começar a seleção, analise o que você ainda realmente usa e descarte outros looks — que você pode guardar, doar ou vender.
Após isso, analise sua a rotina e os locais que mais gosta de ir. Além disso, veja quais são os eventos da sua agenda e se há algum compromisso no trabalho. O próximo passo é fazer uma lista das suas marcas preferidas; isso também pode auxiliar na hora da escolha.
Na maior parte dos casos, as cores mais escolhidas são os tons neutros, como branco, preto e cinza, já que combinam com a maioria dos outros tons. No entanto, é sempre ousar e colocar um pouco de cor e estampas no novo guarda-roupa.
Não se esqueça: a ordem é criar o máximo de combinações diferentes utilizando as mesmas peças, por isso, lembre-se dos looks que você já gosta de usar e expressam a sua personalidade! Imagine os seguintes look: blusinha, saia, meia e bota. Ou então: blusinha, jeans e tênis. Mesmas roupas, combinações diferentes! Assim, tudo fica mais fácil!
Por que criar um guarda-roupa cápsula?
Investir no desapego é sempre uma boa alternativa em qualquer situação. Além de gerar mais espaço no guarda-roupa, é possível ajudar quem precisa fazendo uma boa doação com as peças que não usamos mais.
Além disso, o guarda-roupa cápsula estimula o consumo consciente, evitando a produção de lixo e o impacto no meio ambiente. Toneladas de roupas são descartadas na natureza e emitem substâncias tóxicas, já que boa parte dos tecidos não é biodegradável.
E claro, uma das maiores vantagens de compactar o guarda-roupa é levar menos tempo para decidir o look antes de sair de casa! Como você já sabe quais as suas peças preferidas e com um leque de opções menor para escolher, você poupará tempos e evitará atrasos quando marcar compromissos importantes.
Por isso, adote esse novo estilo de vida e abuse da criatividade. Você é capaz de criar combinações arrasadoras!
Por: Liberdadenews/Ascom