Sua vida mudou, você se planejou e, finalmente, chegou a hora de comprar sua casa própria. Agora, para realizar esse sonho, é preciso conhecer como funciona o financiamento imobiliário e saber as melhores maneiras de quitá-lo.

Se você não tem ideia de como fazer isso, entenda que não é o único nessa situação. Muitas pessoas passam pelo mesmo dilema, isso é bem mais comum do que parece.

A preocupação gira muito em torno do número e do tempo de pagamento das parcelas. Normalmente, o tempo de pagamento pode durar até 30 anos, mas não é preciso se preocupar tanto com isso e vamos te mostrar o porquê.

Como são calculadas as parcelas

Muitas dúvidas também giram em torno desse assunto, que é fundamental no momento de se realizar o financiamento de um imóvel. Saiba que os valores das parcelas são calculados com base no valor financiado, nas taxas praticadas e no número de prestações a serem pagas

Ou seja, durante o pagamento das prestações você não quita apenas o preço do seu novo imóvel. Entenda que cada parcela é composta por três partes: a principal, os juros e as taxas operacionais.

  • A parte principal é o valor efetivo que está pagando pelo imóvel que adquiriu;
  • Os juros são os valores determinados pelo banco para te emprestar o dinheiro,
  • E as taxas operacionais são os encargos do processo de financiamento como, por exemplo, o seguro.

Ter conhecimento sobre essa divisão é interessante para entender que, muitas vezes, além de possível, é vantajoso antecipar o pagamento da sua prestação.

Fazendo isso, você tem a opção de reduzir os juros, diminuindo o valor total das parcelas, ou continuar pagando os mesmos valores, em um tempo menor de financiamento.

Maneiras de quitar o seu imóvel 

Existem diversas maneiras de quitar o seu imóvel antes do tempo previsto. Por não existir uma fórmula mágica, vamos apresentar aqui as mais comuns e benéficas para o seu financiamento.

Quitar as últimas parcelas

Diminuir o tempo total é uma das maneiras de pagar menos juros do que foi previsto no início do financiamento. Ao pagar uma parte do principal, você realiza uma amortização dos juros.

Ou seja, você paga uma parte que ainda falta do valor total do seu imóvel. Imagine que você pediu menos dinheiro ao banco e, logo, paga menos juros. É isso! É possível abater o valor das últimas parcelas, e assim, reduzir o tempo total de pagamento.

Amortizar a dívida

Essa opção é a mais indicada para aquelas situações de sorte, quando surge um dinheiro que você não estava esperando. O recebimento de uma herança ou o ganho de uma ação na justiça podem te ajudar a quitar sua dívida.

Além disso, também será possível diminuir os juros e deixar de pagar as taxas operacionais referentes aos meses cujas parcelas você irá quitar de uma vez.

Utilizar o FGTS

A cada dois anos você pode usar seu fundo de garantia de maneira legal. Uma das formas que você pode utilizar esse dinheiro é para a quitação de um financiamento. Com o FGTS, é possível pagar pelo menos uma parte do financiamento do imóvel, reduzindo o número de parcelas.

Utilizar o décimo terceiro salário ou as férias

A última maneira que selecionamos para quitar seu financiamento de forma mais rápida é essa. Ao utilizar o dinheiro das suas férias ou do seu décimo terceiro, você pode dar um destino útil a ele, evitando que se perca em bens sem planejamento.

Importância do planejamento de gastos

No final das contas, cabe a você analisar a sua situação e decidir qual a melhor forma de quitar seu financiamento. Essas são as maneiras mais comuns e utilizadas para se livrar dessa dívida, mas outras também são possíveis.

É sempre bom lembrar que você deve estar sempre a par da sua situação financeira para ter o controle dos seus gastos. Esse hábito ajuda não só no financiamento, mas também ao quitar qualquer dívida e manter a sua vida financeira organizada.

Planejar seus gastos é de extrema importância. Mantenha em mente que é possível somar mais de uma forma de quitar a sua dívida de financiamento. A cada momento da vida pode lhe parecer mais acessível pagar uma parte da dívida de uma certa maneira.

Por isso, é muito aconselhável manter seus gastos planejados. Assim você terá controle total de tudo que ocorre em suas finanças. Aproveite para rever sua vida financeira e colocar seu financiamento em ordem!


Whitney Houston pode voltar aos palcos em holograma

Whitney Houston pode "reviver" em show com holograma da cantora, segundo informações do selo fonográfico Primary Wave Music Publishing,

Emilia Clarke disse ter ficado 'espantada' com final de 'GoT'

Emilia Clarke afirma que leu sete vezes um parágrafo do roteiro final de Game of Thrones até se dar conta do que estava destinado para sua

Caixa começa a chamar candidatos aprovados no concurso de 2014

Os candidatos aprovados no concurso da Caixa realizado em 2014 começam a ser chamados a partir do dia 3 de junho deste ano. De acordo com o banco,

Agnaldo Timóteo é internado em Barreiras após mal-estar

O cantor Agnaldo Timóteo, 82, foi internado numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barreiras, nesta segunda-feira (20), após sofrer um

Barragem em fazenda de Gusttavo Lima pode se romper

Barragem que está em uma fazenda do cantor Gusttavo Lima, localizada às margens de GO-020, em Caldazinha, próximo à Goiânia, corre risco de se

Ator Fábio Assunção engata romance com publicitária

O ator Fábio Assunção, de 47 anos, está vivendo um romance com a publicitária paulista Mel Pedroso e, apesar do namoro ser recente, o casal

Dicas: Os 6 melhores filmes de acampamento de todos os tempos

Filmes de acampamento altamente nostálgicos Se você foi já para um acampamento durante a infância ou adolescência, provavelmente tem boas

Cidade mineira se prepara para possível de ruptura de barragem

"As pessoas estão em alerta, mas nada de pânico", diz o vice-prefeito da cidade de Barão de Cocais (MG), de 28 mil habitantes, que foram

3° Arraiá da Lajedão FM traz 11 bandas nos três dias de festa do

Lajedão: O 3° Arraiá da Lajedão FM já tem data e atrações definidas. Nos dias 07, 08 e 09 de junho, Lajedão vai ficar pequena para tanta

Ator de Thor e Breaking Bad, Isaac Kappy morre aos 42 anos

Ele era investigado por tentar asfixiar, em 2018, filha de Michael Jackson O ator Isaac Kappy morreu nessa terça-feira (14) aos 42 anos. A

UAI Brasil
Nossos Apoiadores: