Sua vida mudou, você se planejou e, finalmente, chegou a hora de comprar sua casa própria. Agora, para realizar esse sonho, é preciso conhecer como funciona o financiamento imobiliário e saber as melhores maneiras de quitá-lo.

Se você não tem ideia de como fazer isso, entenda que não é o único nessa situação. Muitas pessoas passam pelo mesmo dilema, isso é bem mais comum do que parece.

A preocupação gira muito em torno do número e do tempo de pagamento das parcelas. Normalmente, o tempo de pagamento pode durar até 30 anos, mas não é preciso se preocupar tanto com isso e vamos te mostrar o porquê.

Como são calculadas as parcelas

Muitas dúvidas também giram em torno desse assunto, que é fundamental no momento de se realizar o financiamento de um imóvel. Saiba que os valores das parcelas são calculados com base no valor financiado, nas taxas praticadas e no número de prestações a serem pagas

Ou seja, durante o pagamento das prestações você não quita apenas o preço do seu novo imóvel. Entenda que cada parcela é composta por três partes: a principal, os juros e as taxas operacionais.

  • A parte principal é o valor efetivo que está pagando pelo imóvel que adquiriu;
  • Os juros são os valores determinados pelo banco para te emprestar o dinheiro,
  • E as taxas operacionais são os encargos do processo de financiamento como, por exemplo, o seguro.

Ter conhecimento sobre essa divisão é interessante para entender que, muitas vezes, além de possível, é vantajoso antecipar o pagamento da sua prestação.

Fazendo isso, você tem a opção de reduzir os juros, diminuindo o valor total das parcelas, ou continuar pagando os mesmos valores, em um tempo menor de financiamento.

Maneiras de quitar o seu imóvel 

Existem diversas maneiras de quitar o seu imóvel antes do tempo previsto. Por não existir uma fórmula mágica, vamos apresentar aqui as mais comuns e benéficas para o seu financiamento.

Quitar as últimas parcelas

Diminuir o tempo total é uma das maneiras de pagar menos juros do que foi previsto no início do financiamento. Ao pagar uma parte do principal, você realiza uma amortização dos juros.

Ou seja, você paga uma parte que ainda falta do valor total do seu imóvel. Imagine que você pediu menos dinheiro ao banco e, logo, paga menos juros. É isso! É possível abater o valor das últimas parcelas, e assim, reduzir o tempo total de pagamento.

Amortizar a dívida

Essa opção é a mais indicada para aquelas situações de sorte, quando surge um dinheiro que você não estava esperando. O recebimento de uma herança ou o ganho de uma ação na justiça podem te ajudar a quitar sua dívida.

Além disso, também será possível diminuir os juros e deixar de pagar as taxas operacionais referentes aos meses cujas parcelas você irá quitar de uma vez.

Utilizar o FGTS

A cada dois anos você pode usar seu fundo de garantia de maneira legal. Uma das formas que você pode utilizar esse dinheiro é para a quitação de um financiamento. Com o FGTS, é possível pagar pelo menos uma parte do financiamento do imóvel, reduzindo o número de parcelas.

Utilizar o décimo terceiro salário ou as férias

A última maneira que selecionamos para quitar seu financiamento de forma mais rápida é essa. Ao utilizar o dinheiro das suas férias ou do seu décimo terceiro, você pode dar um destino útil a ele, evitando que se perca em bens sem planejamento.

Importância do planejamento de gastos

No final das contas, cabe a você analisar a sua situação e decidir qual a melhor forma de quitar seu financiamento. Essas são as maneiras mais comuns e utilizadas para se livrar dessa dívida, mas outras também são possíveis.

É sempre bom lembrar que você deve estar sempre a par da sua situação financeira para ter o controle dos seus gastos. Esse hábito ajuda não só no financiamento, mas também ao quitar qualquer dívida e manter a sua vida financeira organizada.

Planejar seus gastos é de extrema importância. Mantenha em mente que é possível somar mais de uma forma de quitar a sua dívida de financiamento. A cada momento da vida pode lhe parecer mais acessível pagar uma parte da dívida de uma certa maneira.

Por isso, é muito aconselhável manter seus gastos planejados. Assim você terá controle total de tudo que ocorre em suas finanças. Aproveite para rever sua vida financeira e colocar seu financiamento em ordem!

Projeto CAFÉ COM VERSO: Uma Viagem Musical pelos Anos 80 do Rock

Teixeira de Freitas: Prepare-se para uma viagem sonora inesquecível! A 8ª edição do projeto "Café com Verso" do Colégio Estadual Henrique

Davi é o campeão do 'BBB 24' e ganha prêmio de R$ 2,92 milhões

Davi é o grande campeão do “Big Brother Brasil 24”. Com 60,52% dos votos, o participante foi o escolhido do público para ganhar o

MP-BA investiga ataques racistas contra Davi do BBB24

Por meio da Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo, o Ministério Público da Bahia vai investigar “práticas racistas cometidas nas redes

Eunápolis: jacaré é capturado por moradores em rua do Alto da Boa

Eunápolis: Um jacaré de um metro e meio de comprimento foi capturado no bairro Alto da Boa Vista, em Eunápolis, na noite de segunda-feira

Biquíni Cavadão: Destaque nacional no Prado Moto Rock 2024

O renomado grupo Biquíni Cavadão está pronto para incendiar o palco principal do Prado Moto Rock 2024, consolidando-se como a atração

Fenômeno parecido com tornado provoca grandes estragos em Arraial

Porto Seguro.: Um fenômeno parecido com um tornado foi registrado na madrugada desta segunda-feira (26) em alguns pontos do distrito de Arraial

Prado Moto Rock 2024: A paixão sobre duas rodas e o ritmo do rock

Prado, a capital baiana do motociclismo, está se preparando para receber um dos eventos mais emocionantes e vibrantes do ano: o Prado Moto Rock

Prefeito de Caravelas recebe honraria da CAEMA por apoio à

Caravelas: O prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, recebeu neste domingo (11) uma honraria da CIPE/Mata Atlântica de Posto da Mata, em

Guig Ghetto agita a primeira noite do Carnaju 2024 em Juerana

Caravelas: Juerana iniciou o seu Carnaju 2024 com muita música, dança e animação na noite de ontem. O evento, realizado pela gestão municipal

Alcobaça celebra sua cultura com festas tradicionais em janeiro

Alcobaça: O município de Alcobaça, no extremo sul da Bahia, encerrou o mês de janeiro com uma série de manifestações culturais que reforçam

Nossos Apoiadores: