Sua vida mudou, você se planejou e, finalmente, chegou a hora de comprar sua casa própria. Agora, para realizar esse sonho, é preciso conhecer como funciona o financiamento imobiliário e saber as melhores maneiras de quitá-lo.

Se você não tem ideia de como fazer isso, entenda que não é o único nessa situação. Muitas pessoas passam pelo mesmo dilema, isso é bem mais comum do que parece.

A preocupação gira muito em torno do número e do tempo de pagamento das parcelas. Normalmente, o tempo de pagamento pode durar até 30 anos, mas não é preciso se preocupar tanto com isso e vamos te mostrar o porquê.

Como são calculadas as parcelas

Muitas dúvidas também giram em torno desse assunto, que é fundamental no momento de se realizar o financiamento de um imóvel. Saiba que os valores das parcelas são calculados com base no valor financiado, nas taxas praticadas e no número de prestações a serem pagas

Ou seja, durante o pagamento das prestações você não quita apenas o preço do seu novo imóvel. Entenda que cada parcela é composta por três partes: a principal, os juros e as taxas operacionais.

  • A parte principal é o valor efetivo que está pagando pelo imóvel que adquiriu;
  • Os juros são os valores determinados pelo banco para te emprestar o dinheiro,
  • E as taxas operacionais são os encargos do processo de financiamento como, por exemplo, o seguro.

Ter conhecimento sobre essa divisão é interessante para entender que, muitas vezes, além de possível, é vantajoso antecipar o pagamento da sua prestação.

Fazendo isso, você tem a opção de reduzir os juros, diminuindo o valor total das parcelas, ou continuar pagando os mesmos valores, em um tempo menor de financiamento.

Maneiras de quitar o seu imóvel 

Existem diversas maneiras de quitar o seu imóvel antes do tempo previsto. Por não existir uma fórmula mágica, vamos apresentar aqui as mais comuns e benéficas para o seu financiamento.

Quitar as últimas parcelas

Diminuir o tempo total é uma das maneiras de pagar menos juros do que foi previsto no início do financiamento. Ao pagar uma parte do principal, você realiza uma amortização dos juros.

Ou seja, você paga uma parte que ainda falta do valor total do seu imóvel. Imagine que você pediu menos dinheiro ao banco e, logo, paga menos juros. É isso! É possível abater o valor das últimas parcelas, e assim, reduzir o tempo total de pagamento.

Amortizar a dívida

Essa opção é a mais indicada para aquelas situações de sorte, quando surge um dinheiro que você não estava esperando. O recebimento de uma herança ou o ganho de uma ação na justiça podem te ajudar a quitar sua dívida.

Além disso, também será possível diminuir os juros e deixar de pagar as taxas operacionais referentes aos meses cujas parcelas você irá quitar de uma vez.

Utilizar o FGTS

A cada dois anos você pode usar seu fundo de garantia de maneira legal. Uma das formas que você pode utilizar esse dinheiro é para a quitação de um financiamento. Com o FGTS, é possível pagar pelo menos uma parte do financiamento do imóvel, reduzindo o número de parcelas.

Utilizar o décimo terceiro salário ou as férias

A última maneira que selecionamos para quitar seu financiamento de forma mais rápida é essa. Ao utilizar o dinheiro das suas férias ou do seu décimo terceiro, você pode dar um destino útil a ele, evitando que se perca em bens sem planejamento.

Importância do planejamento de gastos

No final das contas, cabe a você analisar a sua situação e decidir qual a melhor forma de quitar seu financiamento. Essas são as maneiras mais comuns e utilizadas para se livrar dessa dívida, mas outras também são possíveis.

É sempre bom lembrar que você deve estar sempre a par da sua situação financeira para ter o controle dos seus gastos. Esse hábito ajuda não só no financiamento, mas também ao quitar qualquer dívida e manter a sua vida financeira organizada.

Planejar seus gastos é de extrema importância. Mantenha em mente que é possível somar mais de uma forma de quitar a sua dívida de financiamento. A cada momento da vida pode lhe parecer mais acessível pagar uma parte da dívida de uma certa maneira.

Por isso, é muito aconselhável manter seus gastos planejados. Assim você terá controle total de tudo que ocorre em suas finanças. Aproveite para rever sua vida financeira e colocar seu financiamento em ordem!


Presos curtir festa de fim de ano com show de dupla sertaneja

Os presos que estão no Complexo Médico-Penal da região metropolitana de Curitiba vão curtir o show de uma dupla sertaneja na festa de fim de

Caravelas vai realizar mutirão do SAC Municipal em Nova Tribuna

Caravelas: O mutirão do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Municipal será realizado nesta sexta-feira e sábado, dias 20 e 21, em Nova

A equipe da TVLN recebeu em Mucuri o Destaque Imprensa Bahia 2019

Mucuri: A TVLN recebeu mais um Prêmio de Destaque pelos serviços prestados na Região do Extremo Sul, na noite deste sábado, 14 de setembro, no

Morre em São Paulo o cantor português Roberto Leal

Morreu neste domingo, 15, o cantor português Roberto Leal, de 67 anos. O artista estava internado desde o dia 11 no Hospital Samaritano, em São

TVLN é destaque entre os vencedores do Prêmio Imprensa 2019 de

Itamaraju: Aconteceu na noite desta última quarta-feira, 11 de setembro de 2019, a 93ª Edição do Prêmio Imprensa Bahia 2019, na sala de

Ana Hickmann comemora absolvição de cunhado: 'Justiça foi feita'

A quinta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou nesta terça-feira, 10, por unanimidade, 3 votos a 0, apelação do

Filhote de baleia jubarte é encontrado morto em praia de Trancoso

    Porto Seguro: Um filhote de baleia da espécie Jubarte foi encontrado morto na Praia dos Nativos, município de Porto Seguro, no

Síndico do Condomínio Mont Serrat 2 convoca Assembleia Geral

Teixeira: O síndico do Condomínio Residencial Mont Serrat 2 lança edital de convocação para uma Assembleia Geral Ordinária que acontecerá no

Por que Porto Seguro é o destino preferido dos mineiros?

    Porto Seguro:  Praias paradisíacas, natureza intocável, mar de água quente e de cor esverdeada. Assim é Porto Seguro, um destino

Governo Federal autoriza outorga da 2ª emissora de Rádio da cidade

O Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações

Nossos Apoiadores: