Sua vida mudou, você se planejou e, finalmente, chegou a hora de comprar sua casa própria. Agora, para realizar esse sonho, é preciso conhecer como funciona o financiamento imobiliário e saber as melhores maneiras de quitá-lo.

Se você não tem ideia de como fazer isso, entenda que não é o único nessa situação. Muitas pessoas passam pelo mesmo dilema, isso é bem mais comum do que parece.

A preocupação gira muito em torno do número e do tempo de pagamento das parcelas. Normalmente, o tempo de pagamento pode durar até 30 anos, mas não é preciso se preocupar tanto com isso e vamos te mostrar o porquê.

Como são calculadas as parcelas

Muitas dúvidas também giram em torno desse assunto, que é fundamental no momento de se realizar o financiamento de um imóvel. Saiba que os valores das parcelas são calculados com base no valor financiado, nas taxas praticadas e no número de prestações a serem pagas

Ou seja, durante o pagamento das prestações você não quita apenas o preço do seu novo imóvel. Entenda que cada parcela é composta por três partes: a principal, os juros e as taxas operacionais.

  • A parte principal é o valor efetivo que está pagando pelo imóvel que adquiriu;
  • Os juros são os valores determinados pelo banco para te emprestar o dinheiro,
  • E as taxas operacionais são os encargos do processo de financiamento como, por exemplo, o seguro.

Ter conhecimento sobre essa divisão é interessante para entender que, muitas vezes, além de possível, é vantajoso antecipar o pagamento da sua prestação.

Fazendo isso, você tem a opção de reduzir os juros, diminuindo o valor total das parcelas, ou continuar pagando os mesmos valores, em um tempo menor de financiamento.

Maneiras de quitar o seu imóvel 

Existem diversas maneiras de quitar o seu imóvel antes do tempo previsto. Por não existir uma fórmula mágica, vamos apresentar aqui as mais comuns e benéficas para o seu financiamento.

Quitar as últimas parcelas

Diminuir o tempo total é uma das maneiras de pagar menos juros do que foi previsto no início do financiamento. Ao pagar uma parte do principal, você realiza uma amortização dos juros.

Ou seja, você paga uma parte que ainda falta do valor total do seu imóvel. Imagine que você pediu menos dinheiro ao banco e, logo, paga menos juros. É isso! É possível abater o valor das últimas parcelas, e assim, reduzir o tempo total de pagamento.

Amortizar a dívida

Essa opção é a mais indicada para aquelas situações de sorte, quando surge um dinheiro que você não estava esperando. O recebimento de uma herança ou o ganho de uma ação na justiça podem te ajudar a quitar sua dívida.

Além disso, também será possível diminuir os juros e deixar de pagar as taxas operacionais referentes aos meses cujas parcelas você irá quitar de uma vez.

Utilizar o FGTS

A cada dois anos você pode usar seu fundo de garantia de maneira legal. Uma das formas que você pode utilizar esse dinheiro é para a quitação de um financiamento. Com o FGTS, é possível pagar pelo menos uma parte do financiamento do imóvel, reduzindo o número de parcelas.

Utilizar o décimo terceiro salário ou as férias

A última maneira que selecionamos para quitar seu financiamento de forma mais rápida é essa. Ao utilizar o dinheiro das suas férias ou do seu décimo terceiro, você pode dar um destino útil a ele, evitando que se perca em bens sem planejamento.

Importância do planejamento de gastos

No final das contas, cabe a você analisar a sua situação e decidir qual a melhor forma de quitar seu financiamento. Essas são as maneiras mais comuns e utilizadas para se livrar dessa dívida, mas outras também são possíveis.

É sempre bom lembrar que você deve estar sempre a par da sua situação financeira para ter o controle dos seus gastos. Esse hábito ajuda não só no financiamento, mas também ao quitar qualquer dívida e manter a sua vida financeira organizada.

Planejar seus gastos é de extrema importância. Mantenha em mente que é possível somar mais de uma forma de quitar a sua dívida de financiamento. A cada momento da vida pode lhe parecer mais acessível pagar uma parte da dívida de uma certa maneira.

Por isso, é muito aconselhável manter seus gastos planejados. Assim você terá controle total de tudo que ocorre em suas finanças. Aproveite para rever sua vida financeira e colocar seu financiamento em ordem!


1ª Feira da Agricultura Familiar e Saúde na Praça em São José

A 1ª Feira da Agricultura Familiar foi realizada nesta sexta-feira (19) pela Prefeitura de Alcobaça, em São José, numa ação conjunta das

Emocionado, Agnaldo Timóteo recebe alta e deixa hospital em SP

Agnaldo Timóteo recebeu alta do hospital nesta sexta-feira (19). O cantor de 82 anos estava internado desde o dia 21 de maio. Transferido em junho

Veja como estão os atores da novela Chiquititas 22 anos depois

A novela Chiquititas foi originalmente produzida na Argentina no ano de 1995. No ano de 1997 estreou no canal SBT uma versão brasileira da novela

Marinha divulga alerta de ventos de até 74 km/h em Caravelas

A Marinha do Brasil divulgou no domingo (14) um alerta de ocorrência de ventos de até 74 km/h, entre a madrugada de terça-feira (16) e manhã

Xuxa posta foto com app para 'envelhecer' e desabafa

Diversos artistas e personalidades usaram um aplicativo para 'envelhecer' suas fotos neste fim de semana e compartilharam o resultado com seus

Mostra Cultural promove apresentações de crianças e jovens e

Teixeira de Freitas: Foi uma noite de encantamento e alegria quando a Casa da Cultura trouxe diversas apresentações de jovens e crianças nesta

Caminhada no Ulisses Guimarães promove conscientização ambiental

Teixeira de Freitas: Aconteceu na manhã desta sexta-feira (12), no bairro Ulisses Guimarães, mais uma ação do Projeto Cidade Limpa. Uma

Quina especial de São João tem mais de mil ganhadores

Assim como a Mega da Virada, sorteio especial do final do ano, a Quina da Loto também tem seu prêmio grandão pra chamar de seu. Trata-se do grande

Morre o jornalista Paulo Henrique Amorim

Morreu na madrugada desta quarta-feira (10) o jornalista Paulo Henrique Amorim, aos 76 anos. Ele trabalhou em diversas redações, inclusive na

Lázaro Ramos lançará livro infantil na Bahia

O ator e escritor Lázaro Ramos irá lançar nesta sexta-feira, 12, o novo livro infantil 'Sinto o que sinto e a incrível história de Asta e

Nossos Apoiadores: