A cachaça baiana Matriarca, produzida em Caravelas, no Extremo Sul, conquistou importantes prêmios internacionais. O agricultor Adalberto Pinto é o responsável pela marca premiada com medalha de ouro no Ranking da Cúpula da Cachaça, do jornal Estado de São Paulo; com medalha de ouro e prata, no Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelas (Bélgica); e com duplo ouro e prata no concurso São Francisco, na Califórnia (Estados Unidos).

A cachaça Matriarca traz os sabores e os aromas de um produto fabricado por um grupo familiar, que investe na sustentabilidade. Entre as cachaças produzidas pela marca está a Jaqueira, de gosto frutado e aroma marcante e amadeirado, destilado em alambique de cobre e armazenada e envelhecida em barris de jaqueira.

Jaqueira

Segundo Adalberto, a Bahia foi a pioneira da cachaça jaqueira. “Temos trabalhado há mais de uma década, nos preocupando com a sustentabilidade, com a da extração da madeira. As madeiras envelhecidas para cachaça, no Brasil, são quase todas nativas da Mata Atlântica e da Mata Tropical, como jequitibá, bálsamo, umburana e ipê. Começamos a plantar árvores que, com sete anos, já dessem frutos e sombra e que, a partir de 15 anos, já fosse possível usar a madeira, que é a jaqueira. Desse modo, fazemos um ciclo e garantimos a sustentabilidade. A Bahia lançou essa cachaça para o mundo”, explicou Adalberto.

Início da produção

Ele conta que iniciou somente com o plantio de cana-de-açúcar, mas viu a necessidade de agregar valor ao cultivo, fez cursos, se aperfeiçoou e já produz cachaça há três décadas.

Hoje, vê seu trabalho passando para outra geração. “Cresci com minha mãe falando pra eu trabalhar pra não voltar pra roça, mas criei meus filhos falando para que estudassem bastante para voltarem pra roça com bastante informação e cultura. Que tivessem amor pelo campo e plantassem uma semente para as próximas gerações poderem colher bons frutos”, destacou.

O rótulo da Matriarca foi inspirado na região onde o Brasil nasceu, a Costa do Descobrimento, e possui as curvas do Monte Pascoal. Além disso, tem a foto da mãe de Adalberto, matriarca da família, que inspirou o nome da cachaça.

Rota da Cachaça

A Matriarca é uma das marcas baianas que fazem parte da Rota da Cachaça, uma iniciativa que conta com a parceria do Governo do Estado para divulgar a cachaça produzida na Bahia.

Para o diretor da Matriarca, Lucas Loreto, a rota da cachaça abriu portas para o mercado. “Participamos de exposições pela Bahia, o que vem nos permitindo parcerias com restaurantes e bares e atacadistas. Foi uma porta para a chegada de novos clientes.”

Fábrica

A fábrica da cachaça Matriarca fica localizada na fazenda Cio da Terra, entre os municípios de Medeiros Neto, Lajedão e Caravelas, na Costa das Baleias, no Extremo Sul da Bahia. O nome da bebida é uma homenagem à mãe de seu mentor, que assumiu as responsabilidades do lar muito cedo, por ter ficado viúva. Sendo assim, precisou criar praticamente sozinha os 14 filhos, entre biológicos e adotivos.

No local, também são produzidos doces de jaca, banana e leite, além da criação e comercialização do javaporco, que é uma das especialidades do Restaurante Sinhô, em Teixeira de Freitas.

Fonte: Jornal Alerta


Facebook é condenado por não bloquear vídeo de menor

O compartilhamento de vídeos íntimos de uma menina de 13 anos em um grupo de WhatsApp levou o Tribunal de Justiça de São Paulo a condenar o

Primeiro carro híbrido flex do mundo é lançado no Brasil

O primeiro carro com propulsão híbrido flex, ou seja, movido tanto pelos combustíveis etanol e gasolina, como por eletricidade, começa a ser

Vem aí o 3º Arraiá da Lajedão FM nos dias 07, 08 e 09 de junho

Lajedão: Já está definido a data do 3° Arraiá da Lajedão FM. Nos dias 07, 08 e 09 de junho, Lajedão vai ser o palco do maior e mais

Dançarina da banda La Fúria é atacada com golpes de faca

A dançarina da banda La Fúria, Elizabeth Gonçalves, conhecida como "Negra Japa", foi atacada com golpes de faca no bairro de Itapuã, em

Teixeira de Freitas é referência na prática de mandiocultura

Teixeira de Freitas: Aconteceu na manhã desta sexta-feira (12), no auditório da CEPLAC de Teixeira de Freitas a primeira reunião de 2019 do

Fortes Chuvas: Tigrão Produções informa adiamento do Show de Jorge

Teixeira de Freitas: A empresa AudioMix que administra a carreira da dupla sertaneja "Jorge e Mateus", informou através das redes sociais, o

Paula vence o 'Big Brother Brasil 19' com 61,09% dos votos

Polêmica, sincera e com uma legião de fãs, Paula von Sperling confirma o favoritismo que foi conquistado ao longo do “Big Brother Brasil 19”

Dia 04 de Maio: Participe da 1ª Cavalgada do Sindicato Rural de

Lajedão: No dia 04 de maio, o Sindicato Rural de Lajedão, através do seu presidente Emetério Filho, realizará a 1ª Cavalgada do Sindicato

Projeto Brincadeira de Rua leva alegria às crianças de comunidades

Caravelas: Uma caravana enfrentou o desafio de percorrer quase 100km de estrada (entre asfalto e chão de terra) até a Comunidade da Boca do Rio.

07 de Abril: Edvaldo Alves homenageia os colegas de profissão pelo

Teixeira de Freitas: Neste dia 07 de abril, é comemorado no Brasil, o Dia do Jornalista. Esse dia foi instituído em 07 de abril de 1931, por

UAI Brasil
Nossos Apoiadores: