Ao todo, 19 trios elétricos desfilaram por cerca de sete horas de apresentações.

A 23ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, considerada a maior do mundo, reuniu 3 milhões de pessoas neste domingo (23) na Avenida Paulista, segundo os organizadores. Ao todo, 19 trios elétricos desfilaram por cerca de sete horas de apresentações.

Veja pontos positivos e negativos do evento:

Shows

O público se animou com a atração internacional Mel C, ex-integrante das Spice Girls. A “Sporty Spice” cantou músicas da carreira solo e também sucessos dos anos 90 do grupo como “Wannabe”, “Say you be there” e “Two become one”.

Também se apresentaram diversos artistas nacionais como Iza, Karol Conká, Gloria Groove, Aretuza Love, Luisa Sonza, Mateus Carrilho e outros. Entre um show e outro, as pessoas dançavam embaladas por pop, funk e eletrônico que vinham das caixas de som dos trios.

Tom político

O tema deste ano da parada foi os “50 anos de Stonewall”, um conflito que aconteceu em 1969 em um bar nos Estados Unidos e foi um marco para o ativismo da comunidade LGBT. O ator Tammy Miranda, que é trans, afirmou que gostaria que o evento fosse visto mais como forma de resistência e representatividade que como uma festa.

“Eu gostaria que a parada fosse mais uma parada mesmo, com representantes dos órgãos públicos, da polícia, do povo, não só uma festa. As pessoas ainda não sabem o que é trans. É um passinho de cada vez e a gente ainda está bem para trás", disse.

Durante a abertura, discursaram políticos como os deputados federais David Miranda (PSOL-RJ) e Sâmia Bonfim (PSOL-SP) e a ex-senadora Marta Suplicy (sem partido). Foram feitas críticas ao governo de Jair Bolsonaro (PSL) e o público entoou coros contra o presidente. O público também levou cartazes de protesto contra a homofobia e mortes de LGBT.

A criminalização da homofobia, recentemente aprovada pelo STF, também foi elogiada como um passo importante pela presidente da Associação da Parada LGBT, Claudia Regina.

Amor e respeito

O “esquenta” da Parada foi marcado por um casamento coletivo que aconteceu no início da manhã em um cartório itinerante na Avenida Paulista. Depois, os quatro casais participaram da abertura em cima de um trio elétrico, onde a a drag queen Tchaka exaltou a importância de respeitar os casais homoafetivos.

Muitas famílias e crianças também compareceram ao evento. Juliana Silva, de 34 anos, é heterossexual e levou as filhas Rubia, de 6 anos, e Kiara, de 3 anos para o que chamou de “festa de cultura”. "É importante mostrar desde cedo que o amor é normal. Depois quando as duas forem adultas, elas poderão seguir o caminho que quiserem", afirmou.

Ricardo Reis, de 31 anos e Leandro Vieira, de 34, vieram com os três filhos: Fernanda, de 13, Gabriel, de 7, e Lorenzo, que tem apenas três meses. "Estar aqui é um marco importante para levantar a bandeira de que nossa família existe", diz Ricardo. Eles estão juntos há 14 anos e adotaram Fernanda e Gabriel há 5. O pequeno Lorenzo participou pela primeira vez da festa.

Segurança

No meio da multidão, houve relatos de furtos de celulares. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), 18 pessoas foram presas por roubo e 14 celulares foram apreendidos.

Ainda segundo a SSP, mais de 800 PMs e policiais civis da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), dos 3º, 4º e 78º Distritos Policiais e da Equipe de Intervenção Estratégica, da 1ª Seccional, atuaram no evento.

Banheiros

Participantes reclamaram que os banheiros não foram suficientes para atender tanta gente. Longas filas se formaram nos banheiros químicos e estabelecimentos comerciais da região também foram utilizados como alternativa.

A reportagem do G1 presenciou a abordagem da Polícia Militar a um homem que urinava na rua, o que é proibido por uma lei municipal de 2017. Os policiais recolheram os dados pessoais do infrator para que a multa de R$ 500 fosse aplicada.

Público

De acordo com os organizadores, a expectativa de público para evento, que era de 3 milhões de pessoas, foi atingida. Muitos usaram fantasias e roupas coloridas para celebrar a diversidade.

Fonte: G1

MP-BA investiga ataques racistas contra Davi do BBB24

Por meio da Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo, o Ministério Público da Bahia vai investigar “práticas racistas cometidas nas redes

Eunápolis: jacaré é capturado por moradores em rua do Alto da Boa

Eunápolis: Um jacaré de um metro e meio de comprimento foi capturado no bairro Alto da Boa Vista, em Eunápolis, na noite de segunda-feira

Biquíni Cavadão: Destaque nacional no Prado Moto Rock 2024

O renomado grupo Biquíni Cavadão está pronto para incendiar o palco principal do Prado Moto Rock 2024, consolidando-se como a atração

Fenômeno parecido com tornado provoca grandes estragos em Arraial

Porto Seguro.: Um fenômeno parecido com um tornado foi registrado na madrugada desta segunda-feira (26) em alguns pontos do distrito de Arraial

Prado Moto Rock 2024: A paixão sobre duas rodas e o ritmo do rock

Prado, a capital baiana do motociclismo, está se preparando para receber um dos eventos mais emocionantes e vibrantes do ano: o Prado Moto Rock

Prefeito de Caravelas recebe honraria da CAEMA por apoio à

Caravelas: O prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, recebeu neste domingo (11) uma honraria da CIPE/Mata Atlântica de Posto da Mata, em

Guig Ghetto agita a primeira noite do Carnaju 2024 em Juerana

Caravelas: Juerana iniciou o seu Carnaju 2024 com muita música, dança e animação na noite de ontem. O evento, realizado pela gestão municipal

Alcobaça celebra sua cultura com festas tradicionais em janeiro

Alcobaça: O município de Alcobaça, no extremo sul da Bahia, encerrou o mês de janeiro com uma série de manifestações culturais que reforçam

Dono oferece recompensa por gato desaparecido em Teixeira

Teixeira de Freitas: O gato de estimação "Xuxu" está desaparecido desde a última terça-feira, 22 de janeiro, na região do Hospital Sobrasa,

Inauguração da Rádio Livre FM 105,9 de Teixeira de Freitas promete

Teixeira de Freitas se prepara para receber um marco na sua cena radiofônica com a inauguração da Rádio Livre FM 105,9 amanhã, sexta-feira,

Nossos Apoiadores: