A cidade de Teixeira de Freitas sediará nos dias 14 e 15 de agosto no auditório do Cerimonial Brasil Eventos, a 1ª Conferência das Micros e Pequenas Empresas de Comunicação do Extremo Sul da Bahia. O evento é um preparatório do Congresso Estadual da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária que ocorrerá em Salvador nos dias 21 e 22 de agosto.
Destaca o coordenador regional extremo sul da ABRAÇO - Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, Ezequias Alves, que o evento discutirá a sustentabilidade das pequenas e micros empresas de comunicação social, com discussão e definição de propostas sobre a realidade das rádios comunitárias na região. Ezequias Alves disse que tem que haver uma mobilização popular em torno da radiodifusão comunitária para dar vazão aos problemas que se acumulam em torno das rádios de baixa potência que lutam para se legalizar. Além da morosidade nos processos para a autorização, em razão de uma legislação considerada insuficiente para o setor.
O advogado Joaquim Carlos Carvalho, o mais experiente operário do direito em radiodifusão comunitária no Brasil, que já confirmou sua presença para o Congresso Estadual de Radiodifusores Comunitários em Salvador no dias 21 e 22 de agosto, diz que rádio comunitária tem um objetivo que é beneficiar a sociedade e não o bolso do monopólio/oligopólio. Ele ressalta que o artigo 221 da Constituição Brasileira diz que as emissoras de rádio e televisão darão preferência às finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas, respeitando os valores éticos e sociais da pessoa e da família. E indaga, “As rádios comerciais por acaso cumprem esse preceito constitucional?” E acrescenta o Dr. Joaquim Carlos Carvalho, dizendo que as emissoras comunitárias têm compromisso com a sociedade. Já as rádios comerciais têm compromisso apenas com o lucro, com o mercado.
Poderão participar do evento, operários da comunicação com atuação em jornais de circulação dirigida, sites de notícias e principalmente das rádios comunitárias. O evento foi definido no último mês de março e é uma realização da ABRAÇO e, a conferência vem sendo patrocinada pela Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia –SICM.
Segundo Elias Amorim, gerente regional da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial - SUDIC, autarquia vinculada à Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia – SICM, a atuação do órgão não se restringe apenas a construção de obras no estado, vários outros pleitos têm sido encaminhados principalmente no intuito de ampliar os conhecimentos das profissões e proporcionar diagnósticos objetivando atrair novos empreendimentos industriais e comerciais no âmbito da geração de mais emprego e dosar o ponto mencionado de mais eficácia e atrair empreededorismo na comunicação social regional.
O gerente regional da SUDIC, Elias Amorim, acrescenta que foi sua intenção de, formar esta parceria do Governo do Estado através da SUDIC/SICM na promoção desta conferência de radiodifusores comunitários para que o evento acrescente algumas ações que irão revitalizar a comunicação social no extremo sul baiano, ou mesmo corrigindo ou dando novos rumos os olhos da sociedade por meio dos veículos de comunicação e dos seus profissionais.
Para participar da 1ª Conferência das Micro e Pequenas Empresas de Comunicação do Extremo Sul da Bahia, em Teixeira de Freitas, o radialista comunitário ou membros das associações detentoras das concessões das emissoras, bem como de portais de noticias e jornais impressos, deverão se inscrever na sede regional da ABRAÇO, à Rua Rio de Janeiro nº 162, no bairro São Lourenço, devendo ainda ligar para o fone (73) 9984-1710 ou se inscrevendo no e-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./ devendo informar que haverá almoço, jantar e coffee break grátis durante a conferência, e para quem mora fora de Teixeira de Freitas, haverá também hospedagem gratuitamente, basta se inscrever.
Lembra ainda o coordenador regional extremo sul da ABRAÇO, Ezequias Alves, que a conferência contará com a participação de debatedores renomados e experientes na questão sobre deliberações de rádios comunitárias no Brasil, entre eles, estará presente Misael Avelino, fundador da Rádio Favela de Belo Horizonte, estação cenário do filme “Uma Onda no Ar” do cineasta brasileiro Helvécio Ratton.
Uma onda no ar é a história da criação e do desenvolvimento da Rádio Favela de Belo Horizonte – “a voz livre do morro”, como a chamavam seus idealizadores. A rádio pirata entrava no ar todos os dias no horário do programa estatal A Voz do Brasil. A tática e o amplo alcance dos transmissores da rádio, que mandavam suas ondas bem além da favela, incomodavam as autoridades. Jorge, um dos idealizadores da Rádio, que é negro e morador da favela, acaba sendo perseguido e preso pela polícia. Atrás das grades, é questionado por outro detento sobre como foi à criação da Rádio. E aí começa uma história de luta, resistência cultural e política contra o racismo e a exclusão social, em que a população da favela encontra uma importante arma: a comunicação.
Por Athylla Borborema