Teixeira de Freitas: Na manhã desta sexta-feira, 16 de julho, o prefeito Dr. Marcelo Belitardo, acompanhado de sua comitiva, secretários, vereadores e servidores municipais, esteve no distrito de Cachoeiro do Mato, para a entrega dos lotes do Arrendamento Solidário do PAT da Mandiocultura. A programação é entrega foi realizada pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Agricultura do município.
A reportagem do Liberdade News se fez presente no evento, e conversou com o prefeito Dr. Marcelo Belitardo. O prefeito disse que o PAT é um Plano de Ação Territorial da Mandiocultura. "É um investimento nesse cultivo tradicional na região, e em Cachoeira do Mato pra valorizar o cidadão que tem esse investimento, como meio de subsistência, então, o município disponibilizou o maquinário para todo esse período, para arar a terra, investindo em toda área marcada", explicou o prefeito.
"E com o intuito de aumentar a produção, temos outro plano de investir na Farinheira de Cachoeira do Mato, para dar à população a condição de aumentar o seu poder de arrecadação, e melhorar a sua subsistência. Então, é a prefeitura fornecendo meios para a população ter uma melhoria em sua arrecadação familiar. Isso é muito importante para a economia do município", acrescentou.
A Secretária de Agricultura, Elenita Garcia Rosa Medrado, relatou que a Secretaria vem buscando o desenvolvimento local, a agregação de renda e mão de obra para a comunidade. "Com essa nova atividade sendo desenvolvida aqui, não só a mandiocultura, mas, também outras culturas para geração de emprego e renda para a comunidade", explicou.
"Esse é o nosso maior objetivo. Estamos com média de 54 famílias. Todos terão um Termo para permitir desenvolver as atividades e a cultura nessa área. Lógico que tem os critérios para elas permanecerem na área. Esse projeto visa beneficiar diretamente os moradores de Cachoeira do Mato", acrescentou. Já o presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, Marcos Belitardo, disse que é uma alegria perceber no olhar de cada um dos componentes do arrendamento a capacidade que eles terão de prover através de seu próprio suor o seu sustento. "É necessário que haja essas intervenções do poder público, no caso específico, a Prefeitura e a Suzano, para que possam instrumentalizar a capacidade das mães e dos pais de produzir o alimento, a mandioca, o maracujá, para estar gerando valor, recursos, para que possam manter a sua familia".
A moradora do distrito de Cachoeira do Mato, Iara Gonçalves Vieira, de 39 anos, disse que está muito grata a Deus, a todos que participam desse projeto, e ao prefeito Marcelo Belitardo. "Sou moradora de Cachoeira do Mato há 39 anos, nasci e me criei aqui. Quero plantar e colher roças e mais roças de mandioca aqui nessa terra. Estou muito feliz". Já o morador Joanilton Alves Dias, de 38 anos, disse que está hoje muito satisfeito, porque vai receber esse título para que ele possa ter a liberdade de plantar, colher, e sustentar a sua familia. "Estou muito feliz, obrigado prefeito".
Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews