Porto Seguro: Um boto cinza foi encontrado morto no mar, na terça-feira (07), próximo à praia da orla Norte de Porto Seguro. O animal estava boiando e foi recolhido pela equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal.
Levado ao Instituto Jubarte, o cetáceo passou por uma necropsia a fim de identificar a causa da morte. Foi constatado que ele estava com pneumonia, que teria sido causada por um encalhe acidental em rede de pesca. De acordo com a prefeitura, o animal seria enterrado em uma praia.
VULNERÁVEL ÀS REDES DE PESCA – O boto cinza gosta de ficar em áreas abrigadas, como enseadas e baías, especialmente próximas a manguezais. A espécie, que vive entre 30 e 35 anos, alimenta-se principalmente de peixes e lulas e está presente em praticamente todo o litoral brasileiro. O hábito costeiro o torna muito vulnerável às redes de pesca.
O boto cinza é um dos menores cetáceos existentes, atingindo comprimento máximo de 2,20m e peso máximo de 121 kg.
GOLFINHO – No dia 29 de outubro, um golfinho também foi encontrado morto boiando no Rio Buranhém, próximo às balsas, em Porto Seguro. O animal apresentava ferimentos, possivelmente causados por rede de pesca.
Fonte: Radar64