Teixeira de Freitas: A Câmara Municipal de Vereadores realizou, na noite da última quinta-feira (09) uma Sessão Solene para a Concessão de Títulos de Cidadão Teixeirense, a pessoas que contribuíram de maneira relevante para o desenvolvimento da cidade. Trata-se da mais alta honraria municipal, que reconhece os homenageados como “Filhos da Terra”, pessoas que dedicam ou dedicaram suas vidas a causas nobres.
O Título de Cidadão Honorário é outorgado à pessoa que não é natural do município. Esta solenidade é realizada uma única vez a cada legislatura e cada vereador tem a oportunidade de fazer sua indicação de nome para a homenagem. A celebração aconteceu no auditório da Faculdade Pitágoras. Participaram da solenidade, autoridades do município, além de familiares e amigos dos homenageados.
O empresário, Adegildo Pedro Fiorote, falou com a nossa reportagem e disse que esse título representa muito em sua vida. "Aqui cheguei em 1981 (mil novecentos e oitenta e um), vindo da cidade de Linhares/ES. Vim vender tratores e automóveis em Teixeira de Freitas. Depois passei a vender cereais, e hoje tenho uma empresa há 30 (trinta) anos, que funciona, graças a Deus, através de minha familia. Criei familia, sou pai de 03 (três) filhos, sou católico, gosto e amo Teixeira de Freitas. Teixeira me acolheu de braços abertos, aqui estou muito feliz, então, é só motivo para agradecer a Deus pela minha estada aqui nessa cidade, e como fui acolhido. Estou muito feliz, por esse título de cidadão teixeirense".
A ex-vereadora Marta Helena salientou que é gratificante receber essa homenagem. "Me sinto muito honrada por esta Honraria. A maior Honraria do Poder Legislativo, e recebendo essa Honraria, é o reconhecimento da minha vida de 40 (quarenta) anos, dedicada a Teixeira de Freitas, cuidando do povo, dividindo com eles as dores. Fui vereadora por 02 (dois) mandatos, a primeira mulher presidente da Câmara Municipal, e eu sempre me doei para Teixeira de Freitas, e para minha honra, é um prazer fazer parte da história de nossa cidade".
O pecuarista e empresário Alessandro Spinassé, relatou que é com muito orgulho que ele recebe esse Título. "Já faz 05 (cinco) anos que estou morando em Teixeira de Freitas. Quero agradecer à Câmara Municipal por esse reconhecimento, em especial, ao vereador Luizinho pela indicação. Agradeço à minha familia, agradeço ao meu sogro Everaldo Maffei (In Memoria), que nos trouxe para essa cidade, uma pessoa muito importante. Foi aqui que construi minha vida, criei meus filhos, e graças a Deus, hoje sou um cidadão teixeirense".
O tenente coronel Anacleto França, disse que é um sentimento de alegria para as pessoas que estão recebendo esse título. Não conheço todas os homenageados, mas acredito que todos fizeram por merecer. É a maior Honraria que a cidade pode disponibilizar para uma pessoa que não nasceu na cidade. Já fui agraciado com esse título, então, fico feliz com essas pessoas que construíram e ajudaram no crescimento da cidade, se tornando um cidadão, que é um reconhecimento bastante significativo, tanto para o município quanto quem recebe".
O Juiz Marcus Aurelius Sampaio relatou que é uma grande emoção. "Fico muito honrado. É um privilégio, é uma honraria, eu já me sentia teixeirense, agora com esse título me sinto mais baiano, mais teixeirense, para mim é super importante. É um reconhecimento pelos serviços que já prestamos à cidade, aos teixeirenses". O Juiz de direito, Humberto Marçal, disse que esteve presente para prestigiar 02 (dois) amigos, Dr. Marcus Aurelius, e o Dr. Cleber Matos. "Dr. Marcus Aurelius é um excelente colega, amigo que tenho e realmente merece essa honraria", disse o magistrado.
Marcos Belitardo, presidente da Câmara Municipal, agradeceu a todos pelo carinho. "Grato aos vereadores, convidados de honra, autoridades, às famílias e a todos que se fizeram presentes em mais uma solenidade de entrega de Cidadão Teixeirense".
Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews