Na manhã desta quarta-feira, 21 de novembro, mais de setenta Oficiais e Praças da Reserva e da Reforma – Veteranos – da Polícia Militar de Teixeira de Freitas e região foram homenageados na sede do 13º BPM. O objetivo do evento foi para selar a criação do Núcleo de Interatividade do Veterano – NIVE.
Ao som da banda do CPM (Colégio da Polícia Militar) a solenidade militar foi prestigiada pelo Ten. Cel. PM Osiris Moreira Cardoso, Comandante do 13º BPM/ BA, o Tem. Cel. PM Josemar Silva da Cruz, Coordenador do NIVE, o Juiz de Direito Dr. Argenildo Fernandes além de familiares e amigos dos agraciados.
O Comando da Polícia Militar da Bahia, ao criar o núcleo de Interatividade do Veterano (NIVE), colocou a corporação em posição de vanguarda no cenário nacional em ações. Criado, no ano de 2004, logo após o advento do Estatuto do Idoso, o NIVE, surge objetivando a reinserção social; a melhoria da autoestima; a valorização do registro de memória e a transmissão de informações e habilidades do Veterano aos mais jovens, como meio de dar continuidade à identidade cultural, fomentando a valorização desses servidores, fortalecendo a cultura de respeito aos Veteranos, bem como preparar os Policiais Militares com mais de 28 anos de serviço para a transferência, reserva ou reforma (aposentadoria).
Em discurso o Ten. Cel. PM Josemar Silva da Cruz, Coordenador do NIVE enalteceu os veteranos e falou da importância da implantação do núcleo para a sociedade. “Esses homens foram responsáveis pela nossa história e temos que exaltar a corporação pela conquista”, ressaltou.
De acordo com Tem. Cel. PM Osiris o núcleo visa congregar todo o pessoal que contribuiu para a história da polícia militar. Para o comandante esse é o inicio de um processo, onde o grupo capacitado estará na lida para realizarem diversas atividades. Portanto, serão resgatados para um convívio diário, herdando as experiências obtidas ao longo da carreira. “O policial não perde o posto e nem a patente, são profissionais que foram pra reserva, mas que dedicaram parte de suas vidas para engrandecer a polícia como um todo”, reconhece.
Para o juiz Dr. Argenildo Fernandes, o Núcleo de Interatividade do Veterano veio em boa hora, onde, policiais militares que foram para a inatividade sejam respeitados pelo o que representaram para a instituição. “Esta homenagem que está sendo feita é um reconhecimento de todos os serviços prestados por estes guerreiros, homens que colaboraram com a sociedade, que garantiram a ordem pública”, frizou.
O tributo aos oficiais foi solidificado com a entrega de certificados pelos relevantes serviços prestados à sociedade e ao final um almoço foi servido para selar a homenagem.
Por: Daniela Ferreira Portaln3/ Fotos Liberdadenews