Teixeira de Freitas: Festa e muita emoção marcaram a cerimônia de colação de grau, da primeira turma de bacharéis em jornalismo da FASB – Faculdade do Sul da Bahia, na noite de sexta-feira (22/03). No inicio de 2009 a turma somavam 42 alunos, e apenas 10 acadêmicos concluíram o curso e 8 deles participaram da cerimônia de colação, sendo este um momento único na vida de um estudante e seus familiares.
Os novos bacharéis em Jornalismo formados pela FASB são: Alisson Andrade Leite, Daiane Leite de Sousa, Jeolino Lopes Xavier (Gel Lopes), João Santos Pereira, Joris Bento Xavier, Marlene Pires Rocha, Michele Ribeiro Viana de Oliveira, Mirian Oliveira Ferreira, Rubens Floriano Santos e Samanta Vercelini Siepierski.
Com a presença de familiares, autoridades e amigos o evento marcou o fim de uma etapa de muito estudo e começo de conquistas. A colação foi dividido em dois momentos, primeiro o culto ecumênico, e seguida à colação de grau, momento muito esperados pelos formandos, quando entraram já de beca, em grande estilo, e muita festa dos convidados, na cerimônia receberam dos padrinhos o capelo, do coordenador do curso o canudo, e claro, fotos e muitos aplausos.
A emoção foi contagiante, ouve lagrimas do começo ao fim, o radialista e agora jornalista Gel Lopes, foi a prova disso, Mírian Ferreira que atua na área desde os seus 14 anos, se emocionou por diversas vezes e Joris Xavier, filho de Gel Lopes também não conseguia conter a emoção. Sem contar o orador da turma, Rubens Floriano, que por vários momentos “engoliu” o choro, com um perfeito discurso descreveu a turma, cada etapa dessa conquista.
"Anos atrás cada um de vocês aqui iniciou uma jornada junto comigo. Eu, como um professor e vocês, como estudantes. O tempo passou e os papéis foram se transformando. Eu, como um amigo e vocês como irmãos uns dos outros. Hoje encerramos outro ciclo. Eu, aprendiz, vocês, jornalistas. Vocês superaram as dificuldades, fizeram o melhor e hoje estão aqui. Parabéns pela conquista”. Festejou o paraninfo da turma, professor Daniel dos Anjos Zaniquelli.
O patrono foi o prefeito João Bosco, amigo de todos os formandos e se dirigiu a cada um com palavras de incentivo. "É importante que vocês não desistam de seus sonhos. Lutem sempre pelos objetivos, porque assim vencerão", disse.
Foi uma noite para ficar guardada no coração e na memória desses novos bacharéis em Jornalismo e dos seus convidados. “O jornalismo é mais que uma profissão, é uma postura diante da vida e da realidade, que os meus alunos guardem todo esse momento e a essência dessa profissão em seus corações”, emocionada disse a coordenadora do curso de Jornalismo e assessora de comunicação social da FASB, professora Amabele Amorim Aguiar.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews