A tradicional festa de São Bernardo em Alcobaça, terá inicio dia 11 de agosto, com a tradicional novena que atravessa séculos de historia, com encerramento dia 21 de agosto. A novena é composta por ritos católicos e momentos especiais durante a celebração composta por um coral e ritos em latim, toda noite uma família é responsável pela novena. Um fato interessante é a participação da filarmônica Lira São Bernardo nos dias de festa e o tradicional e fantástico show pirotécnico.
Um dos cartões postais de Alcobaça, a Igreja Matriz de São Bernardo está situada na cabeceira da Praça Padre José Porphirio, em cujo centro foi colocada há cerca de 30 anos uma estátua de Cristo. A igreja domina a paisagem da cidade, devido a suas grandes proporções. Do alto de suas torres tem-se ampla visão da cidade.
A Igreja Matriz de São Bernardo originalmente era situada próxima ao rio Itanhem e permaneceu bastante modesta durante todo o seu primeiro século de existência. Nos anos 1860, o padre José Porphirio da Silva, que foi vigário de Alcobaça a partir de 29 de outubro de 1868, empreendeu esforços para a construção de uma nova igreja matriz, cujo prédio é a existente hoje. Infelizmente, o padre faleceu em 21 de janeiro de 1873, com a idade jovem de 32 anos, sendo que a construção da igreja somente foi concluída depois de 1887 (quinze anos depois de sua morte).
Houve várias reformas na igreja. Uma delas ocorreu no ano de 1931. Em 1958, o telhado cerâmico original foi substituído por amianto e o púlpito foi eliminado. Na década de 1970 houve reformas substanciais, entre elas a substituição da estrutura do altar-mor, originalmente de madeira, por alvenaria. Nos anos 1990 ocorreram reformas menores, principalmente na fachada.
São Bernardo ( Bernardo de Claraval) foi escolhido como orago (padroeiro) da vila. Por isso, nos documentos do século XIX, Alcobaça é referida como "Vila de São Bernardo de Alcobaça". Diz uma lenda (não comprovada) que os primeiros moradores da Alcobaça brasileira eram oriundos da Alcobaça portuguesa. Até o século XIX a cidade foi ocupada por grandes senhores de escravos, sendo que uma dessa senzalas ainda está de pé no centro da cidade.
A Prefeitura municipal este ano ira colaborar dando apoio de infraestrutura e logística, sabendo que as Barraquinhas com comidas típicas acontecera todos os dias após a celebração e também contara com atrações seculares nos últimos dias de festas.
As Atrações ainda a confirmar oficialmente são: Estakazero, Asas Livres, Dangelis Show, e Os Xerifes, Bandas ainda não confirmadas mas o gestor aguarda a legalidade do processo para dar inicio a montagem da programação deixando claro que poderá haver mudanças nas indicações das bandas.
O Gestor municipal afirma que por conta do orçamento deste ano a festa será mais modesta mas já preparou um plano para o próximo ano onde ira colocar a festa de são Bernardo como uma das Principais festas religiosas Do Brasil.
Por: Liberdadenews/Ascom