Teixeira de Freitas: Coração acelerado, aquele friozinho na barriga, mãos suando frio, essa foi a sensação da maioria das crianças do Programa Orquestrando o Futuro. O motivo de tanta emoção foi a apresentação daqueles pequenos músicos e vocalistas da Orquestra e Coral Nove de Maio, que foi lançado na noite da última sexta-feira (11).
A Igreja Pibatef foi o local escolhido para a apresentação dos pequenos músicos e cantores, que recebiam e davam um presente a toda Teixeira de Freitas, a primeira apresentação da Orquestra e do Coral Nove de Maio. Evento que contou com a presença de pais, familiares e amigos dos pequenos artistas e também do secretário de Educação Ari Santos, do chefe de gabinete Guaraná, do Prefeito João Bosco e demais convidados.
Segundo o Maestro Orley Silva, ligado ao Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), o projeto é uma parceria entre o (ICED) e a Secretaria Municipal de Educação dentre outros parceiros. E como o próprio nome sugere, o projeto consiste na educação através da música, mais precisamente da música erudita com foco nos instrumentos de cordas e canto-coral. O projeto trabalha questões de disciplina, valores éticos e morais, bem como o senso crítico e outros fatores da valorização humana. O grupo é formado por alunos da rede municipal de educação.
Ainda segundo o maestro, o lançamento da Orquestra e do Coral na véspera do dia das crianças foi uma forma de homenagear não só as crianças do projeto, mais todas as crianças do município. “ O projeto se propõe a dar um futuro melhor para as nossas crianças”, avaliou o maestro Orley.
O projeto Orquestrando o Futuro iniciou no último mês de Junho e já atende a 240 crianças da rede municipal e estadual, com aula de violino, violoncelo, viola, contrabaixo, canto-coral e morfologia musical.
Por: Liberdadenews/Ascom