Guaratinga: Lá pelos idos de 1938, Dona Marcolina, que morava na região de Rubim, Minas Gerais, veio para essas terras, que na época, Guaratinga ainda era mata virgem. Dona Marcolina é a raiz da história dos caboclos. Mãe de Elpídio, que é o pai de Lídio, José Pereira, Ilda. Isaias, Jaime, Aurelino, Carmelina e Arlinda. Também faz parte da história a Senhora Prizilina, com suas filhas, Beta e Lindaura, que são netas de Dona Marcolina. Tem também o Senhor Diodato, filho de Joana (filha de Marcolina) e a Senhora Adnê, irmã de Diodato (netos de Marcolina).
Ao chegar na região baiana, Dona Marcolina adquiriu terras no Córrego do Itú, cuja área predominava a mata virgem, sendo portanto, um dos primeiros moradores da região. Os filhos de Dona Marcolina: Elpídio, Aurelino (Nego Caboclo), Docacio, Joana, Prizilina, Zuino e outros já falecidos. Dos filhos do Senhor Elpídio ficaram como remanescentes: Lídio, José Pereira (Zequinha) e Ilda que deram origem aos filhos, netos e bisnetos da atualidade.
Como um ramo da história, o Sr. Olavo casou-se com “Miúda” (Também chamada de Marcolina) avô e avó do radialista Edvaldo Alves. Da união entre Miúda e Olavo, nasceram os filhos: Ozorina, Olírio e Onorina Pereira da Costa (mãe de Edvaldo Alves), dando assim, origem a mais uma ramificação da família dos caboclos. Dessa linhagem, também nasceram os filhos de Lídio: Aurelino, José Pereira e Dona Ilda, Carmelina, Isaias, Lídia, Jaime e Arlinda, tendo como primos Diodato e Adnê, que também foram netos de Dona Marcolina.
A partir daí surgiram as famílias de Lídio Pereira dos Santos (Homem); José Pereira dos Santos (Zequinha) e Ilda Pereira dos Santos. Todos esses últimos foram os remanescentes filhos de Elpídio Pereira dos Santos e Clarinda Maria de Jesus, netos de Dona Marcolina (matriarca e raiz da geração dos caboclos). Desse seguimento surgiram novos descendentes dos caboclos com representantes em várias cidades do país, tendo como berço de sua origem, a cidade de Guaratinga, Estado da Bahia.
Encontro dos Caboclos: O Primeiro Encontro dos Caboclos “Bodas de Diamante”, aconteceu neste sábado, 16 de novembro, em Guaratinga e teve como tema: “Família: meu maior patrimônio”. O encontro contou com centenas de caboclos, vindos de vários lugares do Brasil, mas sua grande maioria ainda está enraizada em Guaratinga, Jucuruçu, Itamaraju e Teixeira de Freitas. O evento foi organizado por Xarles Costa Santos, que é filho de Ozorina Pereira Costa.
O encontro começou às 07h00, com um café da manhã, depois teve uma palestra, com uma parada para tirar fotos. Às 12h00 foi servido um almoço, em seguida teve uma carreata pela ruas da cidade, finalizando com um culto na Igreja Assembleia de Deus, por volta das 20h00.
Perguntado ao Xarles o motivo do Encontro, ele disse que era para resgatar a história dos caboclos e juntar as famílias, pois ainda existem muitos parentes que não se conhecem ainda. “O Encontro foi muito bom e aqueles que não puderam vir, mandaram algum membro da família para representar”, concluiu.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews