A NICA DA LIBERDADE 107

Ramiro Guedes

PERFIL E ORQUESTRANDO

Tenho em mãos a edição número 9 da Revista Perfil, que reputo a melhor revista do Extremo Sul. Inteligente, com assuntos pertinentes, fruto da competência de Yara Lopes e da fé de Alberto, Perfil é uma publicação esperada por quem gosta de coisa boa. Nesse número de novembro, (outros já saíram, com a mesma excelência) foi publicada uma matéria sobre a Orquestra 9 de maio e o projeto Orquestrando o Futuro.

Duas joias: a Perfil e o projeto do maestro Orley.

O ORQUESTRANDO CORRE PERIGO?

Teixeira de Freitas sempre gostou de música e aprendeu a gostar de música erudita com os concertos da Orquestrando o Futuro. Agora estamos sabendo que o projeto, por conta de novas orientações da prefeitura, corre risco de continuidade. Por conta de seu alcance, com tantas crianças carentes se redimindo pela formação musical, solicitamos ao secretário Hermon Freitas que não deixe isso acontecer. O ICED é nosso, o projeto Orquestrando o Futuro é nosso e a 9 de maio é nosso maior patrimônio cultural.

Que sejam tratados assim e sempre prestigiados.

A VERDADE

Segundo Noel Rosa, “a verdade, meu amor, mora num poço”. Sem querer mais que aclarar o assunto, a coluna foi atrás de informação sobre uma possível greve dos professores da Rede Municipal de Ensino. O caso é o seguinte: os professores da Rede Municipal estão trabalhando, segundo a APLB, em estado de greve. Aguardam a resposta da municipalidade se sairá o aumento de um pouco mais de 7% que a classe está pedindo. A prefeitura ficou de dar uma resposta no dia 24 de março, quando, às 18 horas, os mestres terão uma assembleia para deliberar sobre o assunto. Se a Prefeitura não atender a solicitação, ou presentar uma contraproposta aceitável, aí os professores entrarão em greve.

Sem churumelas, essa é a verdade.

RESPOSTA AZIAGA

Na verdadeira batalha verbal travada nas redes sociais entre uma profissional da imprensa e o prefeito Timóteo Brito, não se sabe quem aconselhou o prefeito a responder à jornalista com uma Nota de Repúdio. O fato é que, com a tal nota, o episódio tomou uma dimensão inusitada, extrapolando o nível do bom senso. Respondendo, S. Exa. alimenta uma polêmica que tinha tempo certo e limitado de duração, além de valorizar as acusações.

A estratégia usada foi, sem dúvida, equivocada.

LIÇÃO

Um dia, quando era deputado federal, Uldurico Pinto avisou a esse escriba: “Nego véi, a gente nunca deve brigar para baixo. Eu, por exemplo, sou deputado federal: só brigo de ministro pra cima”.

Pois é.

SERÁ?

Estava esse escriba, desobedecendo terminantemente o Dr. Stanislaw, estava tomando uma Coca, ali na Rodoviária Velha, o novo centro de abastecimento de Teixeira de Freitas, quando um amigo parou para conversar. Ele se julga analista político e crítico de qualquer governo. Em dado momento, afirmou: “Os ratos começam a abandonar o navio”. Perguntei: “mas esses bichinhos só abandonam o navio quando ele está afundando. Isso já está acontecendo?”

O amigo preferiu não responder e saiu de mansinho.

APAGÃO

No dia 6 de março, o postinho (UBS) da Urbis amanheceu sem energia elétrica ligada. A informação dava conta de que o desligamento se deu por falta de pagamento da conta. Se for verdade, dois absurdos: a empresa concessionária de energia não pode desligar o fornecimento de um usuário, principalmente de um posto de saúde. Ela, a concessionária, pode executar judicialmente a devedora, para que esta pague a conta. Segundo absurdo: uma Prefeitura ficar devendo energia a ponto de ter o fornecimento interrompido.

Avisa à morena que o trem tá feio.

ATL

No dia 19 de março, na Câmara Municipal, a Academia Teixeirense de Letras (ATL) reabriu seus trabalhos, entregando a premiação do I Prêmio de Literatura Castro Alves. Foram distribuídos 12 prémios entre poesia e prosa: 3 primeiros lugares e 3 menções honrosas em cada modalidade.

A sessão foi toda ela dedicada a Castro Alves e ao Dia da Poesia, 14 de março.

PROFESSORA ENELITA

No dia da premiação da ATL, a professora Enelita de Freitas, a doce mestra de todos nós, emocionou quem estava na Câmara. Ela declamou o poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves. Interpretou o poema com equilíbrio dramático, sem exageros e não errou uma palavra sequer do longo texto.

Grande professora Enelita, nosso patrimônio.

VERDADE DA CARNE

Nessa trapalhada toda da Operação Carne Fraca, uma verdade já sabida apareceu: Lulinha, filho de Lula, nada tem com a Friboi. O resto, como de costume, são “defamações” em redes sociais.

“Defamar” faz parte do vocabulário de vários políticos locais, esclareça-se.

O PAU DE CHICO

Há tempos, e com muita razão, aliás, um “cronista político” dessa terra epitetou esse escriba com adjetivo de vaidoso. Afirmava ele que nós escrevíamos em vários sites, sem olhar a qualidade deles. Hoje, esse mesmo “cronista” está presente em vários sites (cerca de meia dúzia) de Texas.

O pau que dá em Chico não dá mais em Francisco?

O VELHO CHICO, AGORA GENEROSO

No domingo, dia 19 de março, na cidade de Monteiro, Dilma e Lula inauguraram com uma imensa festa popular a primeira etapa da transposição do Rio São Francisco. Antes, o golpista Temer tinha ido lá, tentando se apossar da obra. Lula está com plena energia para fazer campanha para 2018.

Pela multidão reunida, parece que o povo continua disposto a votar nele, apesar da campanha midiática contra.

FECHANDO

“ SE EU NÃO ARDO,

SE TU NÃO ARDES,

SE NÓS NÃO ARDEMOS

QUEM ROMPERÁ AS TREVAS?”



AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.


Anuncie Aqui!

(73) 9972-7955 || (73) 3013-6687
liberdadenews@hotmail.com
Copyright © 2017 LiberdadeNews - A Força da Notícia. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0