A NICA DA LIBERDADE 108

Ramiro Guedes

O TRISTE FIM

Aproveitei uma tarde vaga e fui conferir o filme “Triste fim de Policarpo Quaresma”, que fez parte das comemorações dos 80 anos do grande Paulo José. O livro é conhecido e, por sinal, muito bom, o filme nem tanto. Policarpo é um personagem bom caráter de Lima Barreto, punido pelo ditador de plantão por querer o Brasil sempre mais soberano e amado. Atenção: agradeço a um leprechaun que comparou esse escriba a Policarpo, naturalmente querendo nos depreciar.

Lima Barreto compôs um personagem do bem, bagual.

Não merecemos a comparação.

A DELAÇÃO VIROU LIVRO SAGRADO?

A delação da Odebrecht virou Bíblia. Tudo o que os delatores falam vira verdade inquestionável. Vão ser essas afirmativas investigadas em profundidade ou a mera palavra de um corrupto, esse sim, confesso, passa a ser a palavra final?

A Lava Jato vem fazendo assim.

TERCEIRIZAÇÃO

A tal terceirização, da maneira que passou na Câmara e deve ser sancionada por Temer, caminha para destruir, definitivamente, as conquistas da CLT. Podendo qualquer atividade ser considerada fim, nada mais é legal.

Os golpistas só levam vantagens.

MICHOU, MORO?

No domingo, dia 26, estavam marcadas manifestações em todo país a favor do Dr. Moro e da Lava Jato. Pois as adesões às manifestações foram mais que acanhadas: foram ridículas. No dia 13 de março de 2016, as manifestações pela saída de Dilma tiveram, só na Paulista, a adesão de mais de 500 mil pessoas.

E agora?

A VERDADE

Nas manifestações de 26 de março passado, as ruas mostraram: em São Paulo, menos de 15 mil pessoas compareceram. Pelo menos 21 capitais tiveram protestos nesse domingo, segundo levantamento da Folha de São Paulo. Em algumas cidades, como Belém e Manaus, não havia mais que cem pessoas. Em Porto Alegre e Recife, a estimativa dos organizadores não passou de 5.500 pessoas. Em Brasília, foram 500 pessoas, segundo a Polícia Militar. No Rio de Janeiro, manifestantes decidiram não divulgar números de público.

Será que a população começa a enxergar outra faceta da verdade?

FGTS E A REALIDADE

A Globo deu a notícia do uso do FGTS dos inativos como se fosse uma messiânica providência do governo para salvar o povo e a economia. Segundo o próprio Globo Overseas Investment BV, só 9,6% das pessoas vão sacar o Fundo para consumir.

A maioria, 65%, vai usar o dinheiro para pagar as dívidas. Tradução: a maioria paga as dívidas com os bancos e volta a afundar.

O pacotão foi apenas para beneficiar os bancos, apavorados com a inadimplência.

AFAPED

Está em alta a indignação da AFAPED, a Associação dos Familiares e Amigos de Pessoas com Deficiência, com o que

chamam de descaso da Secretaria de Educação. Segundo eles, o posto que cuidava, há 9 anos, da Educação Inclusiva das crianças com deficiência da Rede Municipal foi desativado. A alegação da Secretaria, segundo a entidade, é que todos os professores precisavam voltar aos seus postos originais de trabalho para serem redistribuídos.

Isso, segundo a AFAPED, até hoje não aconteceu.

DESEJO DOS PAIS

Os pais dessas crianças com deficiência cobram a volta do serviço. Mais: exigem que os mesmos professores afastados retornem. Raciocinam que esses professores têm uma importante interação com as crianças e já são especializadas nesse contato. Com a palavra a Secretaria da Educação.

ESTADO DE GREVE

Os professores da Rede Municipal de Teixeira de Freitas continuam em estado de greve. Na assembleia do dia 24 de março, apesar da Prefeitura não concordar com o aumento pedido pela classe, os professores resolveram aguardar até abril, sua data base, para evitar ter a paralisação considerada ilegal pela Justiça.

Abril começa semana que vem.

DESMANTELO?

O vice-prefeito Lucas Bocão, em seu programa de rádio, destemperou com um ouvinte, a quem chamou de baba ovo e outros epítetos mais. O ouvinte cobrava ação do governo municipal e como Lucas é vice nessa administração, também foi cobrado. Bocão se indignou, disse frases fortes e uma delas, a considerada mais forte, foi: "Se o prefeito não está fazendo o que prometeu, o povo que o tire, que eu vou lá e faço”.

Será o rompimento previsto por tantos? Lucas afirma que não e que acredita em Timóteo.

A conferir.

SILÊNCIO

A repórter Viviane prometeu várias denúncias sobre a administração Timóteo Brito. Este publicou uma Carta de Repúdio, onde, entre outras coisas, prometia medidas legais para conter o ímpeto da repórter. Depois disso, Viviane se dedicou a um silêncio tumular.

Estará recarregando as baterias?

E POR FALAR NISSO...

Esse escriba está sabendo que há pessoas tentando nos intrigar com Viviane. Tudo por que, na edição passada, escrevi uma nota criticando a carta de repúdio do prefeito, afirmando que ele brigou para baixo. Esse “pra baixo” está sendo usado como se o escriba quisesse humilhar a repórter. Nada mais falso: quando dissemos para baixo, não foi no sentido de humilhar a jornalista. Foi apenas considerando a questão de posicionamento: um prefeito, na escala social, sempre é considerado mais que um de nós, jornalista. Em dignidade e respeito, não. Dos muitos que estão insatisfeitos com a atual administração, quantos se calam por covardia ou conveniência?

Viviane não se calou e, por isso, nossa admiração a ela.

FECHANDO A NICA

“Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, debaixo de sete chaves, dentro do coração...” (Milton Nascimento, cantando a Canção da América, melodia que nos lembra o irmão Geo Lopes, que há mais de 1100 dias foi assassinado, crime esse que continua impune.)

Até quando vai durar essa vergonha?



AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.


Anuncie Aqui!

(73) 9972-7955 || (73) 3013-6687
liberdadenews@hotmail.com
Copyright © 2017 LiberdadeNews - A Força da Notícia. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0