A NICA DA LIBERDADE 113

Ramiro Guedes

BELCHIOR

30 de abril, dia em que nasceu Dorival Caymmi. A Magra não quis permitir a imensa alegria de apenas celebramos Caymmi e nos levou Belchior, aos 70 anos. Não nos matou, porém, a alegria de termos Caymmi em sua obra e Belchior na dele. Aliás, o doce Belchior, doce na pessoa, mas candente em sua música, parecia, quando compôs “Como nossos pais”, ter enxergado o Brasil da Lava Jato e da corrupção: “ Nossos líderes ainda são os mesmos e as aparências não enganam mais...Eu só sei que depois deles não apareceu mais ninguém...”

Será que um dia aparece?

MANIFESTAÇÕES

Estava esse escriba vendo as manifestações teixeirenses no dia 28 de abril, quando, vindo no caudal dos manifestantes, deparamos com companheiros que conosco trabalharam no Departamento de Cultura, em 2016. Vinham alegres, fagueiros, protestando contra o esbulho que esse governo golpista quer perpetrar contra os trabalhadores. O coração se encheu de orgulho e esperança nesses meninos e em Teixeira.

Lutar por seus direitos é uma grande lição de dignidade e cidadania.

SERÁ VERDADE?

Esse escriba esteve em conversa com um técnico municipalista da maior envergadura, reconhecido em toda a Bahia pela imensa competência. Pois ele mostrou, por A mais B, que a administração municipal está evitando quaisquer gastos que não sejam com folha de pagamento e atividades, no estrito julgamento dela, administração, essenciais. Até atividades essenciais (julgamento do povo) estão sofrendo, como Educação e Saúde, no afã de não gastar e amealhar pecúnia. Perguntei o motivo e ele afirmou: “-Não sei”.

O fato é que estão amealhando pecúnia.

ORA, POIS, POIS...

Um vereador teixeirense, ao ser cotejado com os dados acima, foi claro: o prefeito está juntando dinheiro para asfaltar a cidade, junto com os recursos do PAC, conseguidos por João Bosco. Há pesquisas que mostram que a principal vontade do povo é asfalto, daí o motivo do amealhamento da grana. Não importa se a Saúde vai mal, se a Educação não tem ao menos papel ofício para o aluno fazer prova e outras coisas mais. Segundo o vereador, a questão é fazer asfalto.

Será que alguém já mastigou o pó preto para sentir se o gosto é bom?

1º. DE MAIO

Se o trabalhador já não tinha motivos para celebração em seu dia, agora teve muito menos. A reforma trabalhista, aprovada pela Câmara Federal, permite que as férias do trabalhador seja parcelada em 3 vezes, isso para dizer o mínimo. Para evitar manifestações contrárias, (será que os coxinhas tirariam as panelas do armário?) o Presidente Golpista só falou ao trabalhador pelas redes sociais, pregando a tal Reforma da Previdência.

Comemorar o quê, trabalhador?

MENINOS, EU VI... E OUVI

Uma turma de 5ª. Série da Rede Municipal, que participava de uma gincana, procurou esse escriba para com ele tirar selfies, tarefa da tal gincana. Ao final, tiradas as selfies, uma pequenina me pediu uma resma de papel para a escola, afirmando que alunos de uma turma não puderam fazer uma prova por a escola não ter papel. Prometi a resma, que já está comigo, mas que fique claro que essa não me uma obrigação de aluno, se fazer de esmoler por o Poder Público não cumprir sua obrigação.

Que fique bem claro.

BARBÁRIE

Deu na UOL:

“O indígena Aldeli Ribeiro teve as mãos decepadas com golpes de facão em um confronto ocorrido no domingo (30) no município de Viana, no Maranhão. De acordo com a CPT (Comissão Pastoral da Terra), ele também levou dois tiros --um na costela e outro na coluna e teve os joelhos cortados. Ribeiro pertence à etnia GAMELA e está internado no Hospital Djalma Marques, em São Luís.”

Até agora ninguém foi preso.

ATAQUE

Segundo lideranças da CPT e do CIMI, os índios estavam se retirando de uma terra que haviam ocupado anteriormente, quando foram atacados por fazendeiros e seguranças que, não obstante o menor número de indígenas, atacaram com tiros e golpes de faca. Mais dez índios ficaram feridos e 3 dos atacantes também. Estranha-se uma nota do Ministério da Justiça, que afirmava: “O Ministério da Justiça vai investigar o ocorrido, envolvendo pequenos agricultores e supostos indígenas”.

Minutos depois, a nota, publicada no site do Ministério foi editada e o termo “supostos” foi retirado.

LA PREGUNTA

A quantos quilômetros de distância de Teixeira de Freitas fica a cidade de Alcobaça para que uma autoridade do executivo teixeirense declare uma diária de 800 reais, por algumas horas de permanência lá?

LA RESPOSTA

O governador do estado, em suas andanças dentro da Bahia, recebe uma diária de pouco mais de 160 reais. Quando viaja para fora do Estado, a diária é de pouco mais de 360 reais. Como não dirijo, procurei me informar: com 80 reais de combustível, a gente vai e volta folgadamente de Alcobaça.

Será que viajaram de Boeig?

DEPOIS DA LISTA

O DATAFOLHA publicou uma pesquisa sobre as intenções de voto à Presidência da República, em 2018. Lula cresceu mais ainda, mesmo com a implacável divulgação do nome do barbudo na lista de Fachin e na delação de Leo Pinheiro. O segundo lugar ficou com Bolsonaro.

O que vão dizer agora os que esperavam a queda de Lula nas pesquisas?

Resta esperar por Palocci.

FECHANDO A NICA COM BELCHIOR

“Eu tenho medo de abrir a porta

Que dá pro sertão da minha solidão

Apertar o botão: cidade morta

Placa torta indicando a contramão

Faca de ponta e meu punhal que corta

E o fantasma escondido no porão”, (Pequeno mapa do tempo)

“Meu bem, o meu lugar é onde você quer que ele seja

Não quero o que a cabeça pensa, eu quero o que a alma deseja...” (Coração Selvagem)

“Viver é melhor que sonhar

Eu sei que o amor

É uma coisa boa

Mas também sei que qualquer canto

É menor do que a vida de qualquer pessoa”. (Como nossos pais)



AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.


Anuncie Aqui!

(73) 9972-7955 || (73) 3013-6687
liberdadenews@hotmail.com
Copyright © 2017 LiberdadeNews - A Força da Notícia. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0