Teixeira de Freitas: Pela primeira vez uma prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) abordou a cidade de Teixeira de Freitas. Nossa cidade, que tem sido destaque no cenário nacional apenas por acontecimentos trágicos, foi citada no primeiro dia de provas do Enem, no Caderno de Questões sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias. A questão abordou sobre o regionalismo e urbanismo, em que coloca nossa cidade como área de projeção imediata ao estado do Rio de Janeiro, recebendo influência da capital carioca, bem como das capitais mineira e capixaba.

Nossa equipe de reportagem foi em algumas escolas, onde estavam sendo aplicadas as provas e ouvimos as expectativas e anseios de alguns estudantes, que responderam a primeira maratona de questões do Enem, neste sábado, 05 de novembro. Segundo a estudante Camila Silva, a prova foi tensa, cansativa, com 90 questões, mas, que ela sabe da importância de ir bem nessa prova, pois, terá acesso a projetos educacionais do governo, como FIES, ProUni, Sisu, entre outros. "O Enem vai a fundo, buscando nossos conhecimentos, raciocínio e interpretação. Quero ir bem para concorrer a uma vaga na Universidade Federal", disse a estudante.

Segundo informações coletadas nos locais de aplicação do Enem, houve muita ausência de candidatos nas salas de provas. Nossa equipe conversou com o professor Pedro, que fez o Enem buscando a sua segunda graduação e de acordo com a opinião do educador, um dos motivos da evasão é a falta de assistência dos municípios vizinhos, onde muitos alunos se inscrevem, mas, não têm condições de vir fazer a prova em Teixeira, por falta de ônibus, condições de locomoção, lanche, lugar pra ficar, entre outros.

"Muitos estudantes também fazem a inscrição e, talvez, por não "pagar" para fazer a prova, por muitas vezes terem poucas perspectivas, acabam não dando a devida importância para essa exame de grande relevância", disse Pedro. O Liberdade News deseja a todos os estudantes, sucesso nessa prova e que o segundo dia de exames do Enem seja de paz e tranquilidade.

Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews

Vestibular Pitagoras 2017.2
Casa das Correias
New Impress
previcon
Lecão Car 2017
Connect Informática
Nossos Apoiadores: