Teixeira de Freitas: Foi lançado na manhã desta terça-feira (20), o primeiro livro da pedagoga e escritora, Ednar Cerqueira: “Condenada a ser Livre”. O evento aconteceu na 1° Escola Municipal de Educação integral Bom Pastor, ao som do cantor Marcelo Calazans e a presença do também escritor e jornalista Athylla Borborema, quem escreveu o prefácio da obra; do presidente da Academia Teixeirense de Letras (ATL), Almir Zafeg, que também ajudou a editar o livro; do jornalista e diretor do Departamento de Cultura, Ramiro Guedes e de Céli Guilhermina, diretora da Escola Bom Pastor, além de familiares e amigos. 

Edinar Cerqueira é teixeirense, professora da rede municipal de ensino de Caravelas e Teixeira de Freitas; pedagoga, socióloga, e pós-graduada em Gestão Escolar. Este livro nasceu depois de sua tese de sociologia. Em seguida, Edinar recebeu o convite do presidente da Academia Teixeirense de Letras, para compor a cadeira, e a partir desse texto, transformou em livro, onde retrata as condições prisionais da mulher.

A obra conta histórias de mulheres e as condições em que elas vivem nas celas do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, da Bahia e do Brasil. “É um raio-x de como é o presídio e quem são essas mulheres, quais os crimes que cometeram, quais os seus direitos. Tive a oportunidade de acompanhar alguns presídios, de realizar pesquisa de campo no conjunto penal de nossa cidade, e após minha tese de sociologia pela Uneb, foi quando comecei a discutir o assunto. 

E com olhar social daqui de fora, nos perguntamos, quem são essas mulheres? E tudo isso me chamou muito atenção, foi assim que surgiu ‘Condenada a ser Livre’, percebia o quanto elas são vaidosas, gostam de aparecer, são muito femininas, algumas delas intelectuais, formadas e acabam em um mesmo lugar”, explicou a escritora.

Ela revela que esta é apenas a primeira de muitas publicações. “Eu planejo fazer valer a cadeira 18 que ocupo na ATL”, finalizou. Para adquirir o livro, podem pedir pelo site da Editora Perse, http://www.perse.com.br/. Está sendo vendido por R$ 30,00.

Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews

Vestibular Pitagoras 2017.2
Casa das Correias
New Impress
previcon
Lecão Car 2017
Connect Informática
Nossos Apoiadores: