Lajedão sedia a 1ª Conferência sobre Exploração Sexual da Criança e do Adolescente

Teixeira de Freitas: Nessa tarde desta quinta-feira, 18 de maio, aconteceu em Lajedão, no Salão Paroquial, a 1ª Conferência de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Criança e Adolescente. O evento contou com a presença de autoridades, tais como, a juíza da Comarca de Ibirapuã e Lajedao, a Drª. Thiely Dias de Alencar; o prefeito Betão; o comandante da Polícia Militar da 44ª CIPM, Major Leão entre outras autoridades e lideranças políticas da região. O primeiro Seminário foi uma organização da Rede de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes [CREAS], Conselho Tutelar, CRAS e Assistência Social.

A assistente social, Valesca Leles, agradeceu ao prefeito “Betão” pela colaboração e falou da importância da conscientização deste dia 18 de Maio. A equipe do CREAS ressaltou o porquê desse dia 18, pois, em 18 de maio de 1973, uma criança de 08 anos de idade, conhecida pelo prenome de Araceli, foi violentada sexualmente e morta cruelmente, em Vitória/ES. Na época, o crime ficou impune, pois, os acusados eram de família com um poder aquisitivo alto, e foi a partir daí que esse dia 18 de Maio passou a ser comemorado como forma de conscientização em todo o país, para que não aconteça com mais nenhuma criança ou adolescente o que aconteceu com a criança Araceli.

O prefeito Betão disse que não medirá esforços para ajudar aos órgãos de defesa à criança ou adolescente para que tenham um trabalho eficaz. “O evento discutiu sobre a exploração sexual infantil. E nós do Poder Público precisamos estar atentos. Temos o papel e o dever de dar estrutura às secretarias e toda a rede para que a prevenção seja eficaz. Houve participação da CAEMA, Câmara de Vereadores, participação em massa da sociedade. O evento superou as minhas expectativas. Agradeço a participação de todos e conte sempre com o prefeito Betão para apoiar eventos como esse”, disse o prefeito de Lajedão.

A excelentíssima Juíza de Direito da Comarca de Ibirapuã, Drª Thiely, se mostrou preocupada, pois, de todos os processos que ela recebe em Lajedão e Ibirapuã, 10% são de abuso sexual contra criança e adolescente. Ela ressaltou ainda a importância do sigilo dos órgãos de defesa, pois, a imagem da criança ou adolescente deve-se manter intacta. “É uma média muito alta e esses números não representam realmente todos os casos, pois, muitos abusos ocorrem no seio familiar. Fiquei feliz pelo evento, principalmente por ver esse auditório lotados e sei que todos sairão daqui com a consciência de que é preciso denunciar e aumentar a rede de proteção da criança e do adolescente. Todos devem denunciar.

Nossa equipe de reportagem conversou também com o Major Leão, comandante da 44ª CIPM, que atende aos municípios de Lajedão, Medeiros Neto e Ibirapuã. É um convite de suma importância. Parabenizo a essa inciativa. A exploração sexual é um crime contra a adolescência e isso não pode mais acontecer. Esses abusos não podem mais ocorrer. Estou feliz pelo evento, pois, Lajedão se destaca neste combate, e é assim que tem que ser. Infelizmente ainda é grande os números de casos que ocorrem em nossa região. A sociedade precisa denunciar esses crimes. ´Preciso quebrar o silêncio, pois, estamos aptos a agir no rigor da lei”, disse o Major.

Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews



AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.


Anuncie Aqui!

(73) 9972-7955 || (73) 3013-6687
liberdadenews@hotmail.com
Copyright © 2017 LiberdadeNews - A Força da Notícia. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0