Pescadores fecham a BR 418 em Posto da Mata contra uma Portaria Federal proibindo a pesca

Nova Viçosa: Nesta manhã de sexta-feira, 21 de abril, pescadores da Bahia promoveram uma manifestação contra a Portaria 445 do Ministério do Meio Ambiente 445, fechando diversos pontos das estradas baianas. Os pescadores questionam a Portaria, pois, proíbe a pesca e comercialização de 475 espécies de peixes, dentre eles, os mais comercializados, tais como: garoupa, badejo, cação, bodião e batata.

“Essa portaria foi feita sem o mínimo de estudo da costa brasileira e tão pouco ouviram o setor. Os estudos do Ministério do Meio Ambiente foram patrocinados por ONGs internacionais, e sem dúvida, quer obrigar a população a consumir peixes de cativeiros ou importados de outros países. Essa portaria quer matar o pescador e sua família de fome. Ficar 10 anos sem poder pescar esses peixes, é arbitrário, é um absurdo”, explicou um pescador.

Não somos contra o período de defeso para a preservação das espécies, sempre respeitamos isso, mas, proibir por 10 anos a pesca de quase 500 espécies é complicado. Vamos viver de que?”, questionou um manifestante na BR 418, em Posto da Mata. Segundo os representantes dos pescadores, tem muitas cidades litorâneas do extremo sul e de todo o Brasil que vivem praticamente da pesca e terão um grande número de desempregados.

A portaria foi criada em 2014 e visa a preservação de peixes e invertebrados aquáticos da fauna brasileira, ameaçados de extinção, cujas espécies estão na ‘Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção – Peixes e Invertebrados Aquáticos’. Por conta da proibição a partir desta data, diversos pescadores pela Bahia realizaram o protesto. Em nossa região o manifesto aconteceu na BR 418, região de Posto da Mata.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, na Bahia, dois pontos da BR foram fechados pelos manifestantes, sendo esse na BR 418 [Posto da Mata] e outro próximo à capital baiana. Ainda segundo a PRF, mediante negociação, a pista foi liberada parcialmente, mas, pode ser fechada novamente a qualquer momento. A PRF alertou que a multa para os carros que trazem pneus para queimar ou bloquear a pista é de aproximadamente R$ 6 mil reais.

“Os que insistirem e insistem foram e serão contemplados com as multas. Foram aplicadas essas multas também na interdição de ontem na BR 101 em Teixeira, próximo a uma faculdade”, explicou um policial rodoviário. 

Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews



AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.


Anuncie Aqui!

(73) 9972-7955 || (73) 3013-6687
liberdadenews@hotmail.com
Copyright © 2017 LiberdadeNews - A Força da Notícia. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0