Teixeira de Freitas: No último dia 20 de janeiro, o site Liberdade News publicou uma matéria, intitulada: Condições precárias de uma carreta de eucalipto pode ter sido o motivo de um acidente fatal próximo a Santo Antônio. O acidente ocorreu por volta de 00h40 numa área da Fibria e vitimou fatalmente o motorista da Empresa Coopercarga, Nilson Afonso Pena, conhecido como “pipoca”, que não conseguiu frear a carreta tritrem, pulou e acabou sendo atropelado pelo próprio veículo que conduzia.

Nossa equipe de reportagem esteve no local do acidente e conversou com diversas testemunhas e com outros funcionários que se faziam presentes. Todos foram unânimes em dizer que trabalhavam em condições precárias, correndo risco de morrer em extensas horas de serviço e com veículos com mau funcionamento. Inclusive registramos a fala de um motorista da empresa que desabafou: “Para conter gastos a Coopercarga e a Fíbria nos obrigam a trabalhar por várias horas ininterruptas e com veículos em condições precárias, colocando nossa vida em risco”.

<param

A matéria repercutiu e a redação do site recebeu diversos comentários, e-mails e telefonemas de centenas de pessoas, amigos, familiares, colegas de trabalho, que agradeceram à redação do Liberdade News por chamar a atenção para a exploração do trabalho em condições muitas vezes subumanas, sem descanso e com veículos mal inspecionados. As pessoas foram unânimes nas críticas contra a Coopercarga e a Fíbria pelo abuso nas cobranças, sem o retorno necessário, tais como: assistência técnica nos veículos, cumprimento de horários, técnicos de segurança de trabalho, mecânicos, material humano e etc.

Nossa equipe compareceu no outro dia após o acidente, onde ocorreu uma perícia mais minuciosa na carreta, a qual foi liderada do perito criminal, Dr. Manuel Garrido e acompanhada por mecânicos da referida empresa e nomeado pela polícia. De acordo com um dos mecânicos, foi comprovado que o acidente foi por falha mecânica, cujas marcas de frenagens no local já denunciaram a falta de freios em um lado da carreta.

Na manhã desta quarta-feira, 23 de janeiro, motoristas da Coopercarga organizaram uma paralisação no Terminal de Barcaças da Fíbria, em Caravelas. Segundo o presidente do SINDI-ITACARGAS, Hilton Sales, os motoristas exigem melhores condições de trabalho. Logo a pós a paralisação, representantes das duas empresas e funcionários envolvidos na paralisação se reuniram e as empresas sinalizaram que iriam fazer cumprir a nova Lei do Motorista e adequação do horário de trabalho e descanso.

Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews

Nossos Apoiadores: